Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
PET-SAÚDE: ESPAÇO PARA APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO E FORMAÇÃO ÉTICA
Relatoria:
TALITA NARA CAMPOS FERNANDES
Autores:
- RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
- DANYELLA AUGUSTO ROSENDO DA SILVA COSTA
- DARLENNE CHIANCA DE MOURA
- VANESSA THAÍS DE MEDEIROS QUEIROZ
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE), em implementação no Brasil desde 2005. O PET-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade, e foi criado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde e Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada enquanto monitor do PET-Saúde na Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), mediante a oportunidade de envolver-se em um projeto que integra pesquisa, monitoria e extensão. Metodologia: Trata-se de um trabalho do tipo relato de experiência, desenvolvido na área adscrita da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro de Guarapes, zona oeste da cidade de Natal/RN. As atividades foram realizadas sob supervisão de um preceptor de referência. As práticas ocorreram através de visitas domiciliares e pesquisa-ação. Resultados: Realizou-se atividades acadêmicas por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Elegeu-se como meta trabalhar com a população idosa, para tanto observou-se a necessidade de aplicação de um questionário sobre satisfação de vida e outro para a construção de um perfil epidemiológico. Os monitores puderam vivenciar a rotina do serviço de Atenção Básica, através do acompanhamento de diferentes atividades na área de abrangência da UBS de escolha e percebeu-se os aspectos mais relevantes do processo de trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de acordo com os princípios de respeito, ética e cidadania, bem como a oportunidade de aplicarem seus conhecimentos acadêmicos adquiridos previamente. Conclusões: A participação como monitor possibilitou a experiência de contribuir ativamente na realização de atividades que buscaram a promoção à saúde e a melhoria da qualidade de vida dessa população, bem como colaborou para a excelência da formação acadêmica profissional. Por fim, ressalta-se o papel dos acadêmicos, enquanto protagonistas de saúde, vislumbrando a possibilidade de romper barreiras e dificuldades de interagir com a comunidade, fato que permitirá a formação de um futuro profissional ético e comprometido com a saúde da população.