LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
A FORMAÇÃO SOCIAL DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM NA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DA ATIVIDADE SAÚDE E CIDADANIA
Relatoria:
DARLENNE CHIANCA DE MOURA
Autores:
  • RAIMUNDA MEDEIROS GERMANO
  • VANESSA THAIS DE MEDEIROS QUEIROZ
  • TALITA NARA CAMPOS FERNANDES
  • MARCELLE TEIXEIRA OLIVEIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Atividade Integrada Saúde e Cidadania (SACI) se desenvolve com estudantes da área da saúde, da UFRN, no início de seus cursos, junto a uma comunidade de um bairro periférico, através do trabalho multiprofissional e interdisciplinar. OBJETIVOS: O presente trabalho tem por objetivo discutir a importância da inserção de estudantes de enfermagem, nesta atividade, em uma perspectiva interdisciplinar. Busca, igualmente, estabelecer a relação educação, saúde e cidadania, através do trabalho multiprofissional. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência da atividade integrada SACI, desenvolvida por acadêmicos de enfermagem, da UFRN, durante o período letivo de 2010.2, no bairro de Nova Cidade, em Natal/RN. No que se refere à sistematização desse processo, foi feito um levantamento, dos principais problemas da comunidade, através de visitas, reflexão e análise teórica, para o entendimento da contextualização do problema; em seguida, foram estabelecidas as prioridades e o debate em torno dos problemas mais evidenciados, no intuito de compreender o objeto de estudo. RESULTADOS: Houve uma interação dos alunos com a equipe multiprofissional da Unidade de Saúde de Nova Cidade; isso possibilitou a identificação de problemas sociais, a partir dos relatos de membros da comunidade; ampliou o conhecimento dos discentes a respeito da estratégia do Programa Saúde da Família. CONCLUSÃO: É possível inferir que a experiência permitiu uma visão ampla da questão social e a influência desta no processo saúde/doença em diversos aspectos; possibilitou, outrossim, a vivência de um trabalho em equipe onde os estudantes interviram no encaminhamento de alguns problemas sociais. Constatamos que a atuação dos discentes trouxe benefícios para a população que buscava os serviços da unidade.