LogoCofen
Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
O CONTEXTO DAS CASAS DE APOIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA
Relatoria:
LUCAS SANTANA SANTOS
Autores:
  • Inatiane Campos Lima Martins
  • Liliane Cruz Pereira
  • Antônio Sérgio Campos Lima
  • Iderval Borges Lima Filho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação profissional do Técnico em Enfermagem enfrenta atualmente, a necessidade de mudança frente às novas expectativas da população e, conseqüentemente, do mercado de trabalho no que se refere “cuidar da saúde”. Para atender esta necessidade, as inovações metodológicas de ensino devem ser estratégias que possibilitem a integração ensino/prática/comunidade, favorecendo o processo de construção do conhecimento. Na busca de uma metodologia diferenciada, a inserção do estudante do Curso Técnico em Enfermagem através de visitas/práticas no contexto das Casas de Apoio que se constitui em entidades filantrópicas que prestam serviços às pessoas necessitadas e desenvolvem atividades de promoção à saúde, se estabelece como instrumento apropriado, tanto para o conhecimento e diferentes formas de perceber os problemas de saúde da população, quanto para o seu desenvolvimento enquanto cidadão, contribuindo na formação de um profissional mais humano. Objetivo: Abordar o contexto das casas de apoio no processo de formação técnica em enfermagem identificando a influência das visitas/práticas na formação dos estudantes. Metodologia: Teve como agente de pesquisa os alunos que atualmente cursam o segundo e terceiro módulo do curso Técnico em Enfermagem do Instituto de Educação Profissional - IEPROL; Foi utilizada a pesquisa qualitativa e a obtenção dos dados foi através de questionários e entrevistas realizados com os alunos. Resultados: No tocante a influência das visitas no desenvolvimento dos alunos observou-se que enquanto cidadão despertou-lhes o interesse em participar de um processo de mudança de forma ativa quando afirmam que os fez ter conhecimento e sentimento de responsabilidade social; de valorizar e viver ajudando ao próximo como outros já fazem. Voltados aos aspectos de formação profissional, reforçou entendimentos teóricos quanto às habilidades e possibilidades da profissão, compreensão da individualidade psicobiológica de cada cliente, além de abrir-lhes o horizonte de que há outros campos de trabalho. Considerações Finais: A visita dos alunos às casas de apoio é de grande relevância social e educativa, uma vez que constituem uma alternativa metodológica para o processo ensino-aprendizado já que permite ao aluno não só vivenciar a realidade a qual está inserido o futuro profissional, bem como propicia a integração efetiva com a comunidade, mediante a realização de atividades e trabalhos com fins educativos e sociais.