Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
O CORPO QUE DESVELA: UMA REFLEXÃO SOBRE A MORTE E O MORRER
Relatoria:
MOIZIARA XAVIER BEZERRA
Autores:
- Richardson Augusto Rosendo da Silva
- Mileny Souza Onofre
- Danyella Augusto Rosendo da Silva Costa
- Elaine Duarte Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a disciplina psicologia e processos psicossomáticos oferecida ao curso de
enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm como
propósito estudar o ser humano a partir do paradigma transdisciplinar e holístico, e
considerar as extensões psicológicas do cuidado na saúde em condição pessoal e
profissional. No final do semestre letivo os discentes apresentam um seminário como pré-
requisito para obtenção de crédito, o qual tem como finalidade analisar a totalidade
humana, do ponto de vista da saúde-doença e morte. Objetivo: refletir sobre a importância
da discussão da relação enfermeiro-paciente-família frente à morte, considerando as
dimensões psicológicas no cuidado do individuo como um todo, no curso de graduação em
enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato de experiência dos discentes na referida
disciplina, acerca da realização e relevância de um seminário sobre a morte. Nesse contexto
o tema eleito pela maioria dos alunos em sala de aula foi “O medo diante da morte do
paciente”. A operacionalização ocorreu por meio da utilização de metodologias ativas de
ensino e encenação teatral. Resultados: constatou-se a importância de incluir no curso de
graduação, uma disciplina obrigatória que possibilite a reflexão e discussão sobre o tema
morte, objetivando buscar caminhos para que os futuros profissionais possam lidar com a
morte no seu ambiente de trabalho, segundo uma postura ética, profissional e humana.
Percebeu-se que os estudantes apresentam dificuldades em lidar com o relacionamento
aluno-paciente no que diz respeito aos sentimentos que emergem após a morte. Referem
que o apego pode gerar sentimentos negativos como: culpa, impotência, tristeza, e medo.
Observou-se também que não é necessário apenas reconhecer a importância das
competências e habilidades frente ao processo do cuidar do paciente em estado terminal
como se fosse unicamente um processo racional, rotineiro e que dependesse,
exclusivamente, da aprendizagem acadêmica. Conclusão: diante do exposto, cumpre
destacar que a temática é relevante para a formação profissional dos alunos do curso de
enfermagem, visto que contribui para a compreensão dos aspectos psicoemocionais que
ocorre com a relação, enfermeiro-paciente-familiares diante da morte.