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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
O CORPO QUE DESVELA: UMA REFLEXÃO SOBRE A MORTE E O MORRER
Relatoria:
MOIZIARA XAVIER BEZERRA
Autores:
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva
  • Mileny Souza Onofre
  • Danyella Augusto Rosendo da Silva Costa
  • Elaine Duarte Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a disciplina psicologia e processos psicossomáticos oferecida ao curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm como propósito estudar o ser humano a partir do paradigma transdisciplinar e holístico, e considerar as extensões psicológicas do cuidado na saúde em condição pessoal e profissional. No final do semestre letivo os discentes apresentam um seminário como pré- requisito para obtenção de crédito, o qual tem como finalidade analisar a totalidade humana, do ponto de vista da saúde-doença e morte. Objetivo: refletir sobre a importância da discussão da relação enfermeiro-paciente-família frente à morte, considerando as dimensões psicológicas no cuidado do individuo como um todo, no curso de graduação em enfermagem. Metodologia: trata-se de um relato de experiência dos discentes na referida disciplina, acerca da realização e relevância de um seminário sobre a morte. Nesse contexto o tema eleito pela maioria dos alunos em sala de aula foi “O medo diante da morte do paciente”. A operacionalização ocorreu por meio da utilização de metodologias ativas de ensino e encenação teatral. Resultados: constatou-se a importância de incluir no curso de graduação, uma disciplina obrigatória que possibilite a reflexão e discussão sobre o tema morte, objetivando buscar caminhos para que os futuros profissionais possam lidar com a morte no seu ambiente de trabalho, segundo uma postura ética, profissional e humana. Percebeu-se que os estudantes apresentam dificuldades em lidar com o relacionamento aluno-paciente no que diz respeito aos sentimentos que emergem após a morte. Referem que o apego pode gerar sentimentos negativos como: culpa, impotência, tristeza, e medo. Observou-se também que não é necessário apenas reconhecer a importância das competências e habilidades frente ao processo do cuidar do paciente em estado terminal como se fosse unicamente um processo racional, rotineiro e que dependesse, exclusivamente, da aprendizagem acadêmica. Conclusão: diante do exposto, cumpre destacar que a temática é relevante para a formação profissional dos alunos do curso de enfermagem, visto que contribui para a compreensão dos aspectos psicoemocionais que ocorre com a relação, enfermeiro-paciente-familiares diante da morte.