Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO DA ÉTICA COMO FORMA DE MELHORIA DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
DAYANNE CAROLINE DE ASSIS SILVA
Autores:
- Layane Gabriely Alves da Silva
- Thiago Henrique Lopes e Silva
- Dilma Maria da Silva
- Viviane de Araújo Gouveia
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A ética é definida como o estudo sistemático de como devem ser a conduta e os atos de uma pessoa, em relação a si mesma, a outras pessoas e ao ambiente, é a justificativa do que é certo ou adequado. Contudo o fato das questões éticas ainda permanecerem inconscientes em meio à grande parte dos enfermeiros, torna necessário a disponibilidade de recursos para minimizar essa falta de conhecimento, sendo a realização de práticas em educação em ética, uma modalidade eficaz de inserção de princípios éticos principalmente no interior de um ambiente multidisciplinar, já que a ética realmente determina o comportamento e as características de uma profissão. Objetivo: Avaliar as evidências científicas sobre a educação em ética para qualificação dos profissionais de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram selecionados artigos científicos publicados no período de 2005 a 2010 por meio de quatro bases de dados PUBMED, MEDLINE/BVS, LILACS e SCIELO. Para análise e síntese dos artigos foram seguidos os seguintes passos: leitura exploratória para reconhecer do que se tratava o texto; em seguida procedemos a uma leitura seletiva, selecionando o material em busca de informações que pudessem estar relacionados aos objetivos e a temática proposta. Resultado: Foram selecionados 13 artigos dos 22 encontrados em busca de informações que pudessem estar relacionadas aos objetivos e a temática proposta, na qual foi justificada, essa importância em razão da melhoria do conhecimento ético dos profissionais de enfermagem, permitindo saber como aplicá-los. Conclusão: É relevante que o Enfermeiro considere importante o conhecimento da ética e do direito, na identificação dos dilemas éticos. Entretanto, as questões éticas precisam ser introduzidas no ambiente acadêmico e profissional, por serem inerentes ao processo de formação, construção e qualificação do novo Enfermeiro.