Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
QUALIDADE DE VIDA DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM: DESAFIO NO CONTEXTO SOCIAL
Relatoria:
MARLI DOS SANTOS ROSA MORETTI
Autores:
- ROSANA APARECIDA DE SOUZA DA SILVA
- MARGARET DA GLÓRIA CORTEZ
- MARIA LÚCIA DA CRUZ
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Monografia
Resumo:
Este estudo objetivou entender o conceito Qualidade de Vida (QV) dos graduandos de enfermagem e a percepção que o indivíduo apresenta no contexto social, da cultura e sistema de valores nos quais ele vive relacionado aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Esta temática é relevante, porém de difícil mensuração por ser avaliado de ponto de vista distinto, principalmente se levarmos em consideração que este grupo está exposto a uma rotina estressante, e fatores tais como separação dos familiares, independência, problemas de relacionamento, dificuldades na tomada de decisões, conciliar os horários de trabalho, estudos, lazer e problemas financeiros. A educação é a força capaz de mediar os conflitos existentes, atenuando seus efeitos, cabendo ao professor impor limites, usando-o com aguçado senso de valores aos processos disponíveis e consequentemente agregando valores aos seus conhecimentos. Sabe-se que o professor não é o detentor do saber, é aquele que proporciona condições para desenvolver a consciência crítica do aluno, ou seja, voltada para análise de problemas; capaz de substituir explicações mágicas pela busca de princípios autênticos e de causalidade. O docente tem um papel que se destaca na prática educativa e para que este se concretize é necessária a adoção de concepções pedagógicas de cunho transformador, emancipadora, libertadora, multicultural e subjetiva. Trata-se de uma revisão de literatura que integra e facilita o acúmulo de conhecimentos. Concluímos que docentes e graduandos necessitam construir uma base sólida de interação para que ocorra a formação de profissionais críticos e competentes que o mercado exige cada vez mais. O graduando de enfermagem se encontra numa fase da vida que representa a possibilidade de mudanças, de busca do novo, de expectativas, causando profundos reflexos na sua vida atual e futura, podendo ou não ter a sua QV comprometida principalmente quando se aproxima da conclusão do curso, pois, surge neste momento questionamentos sobre sua própria capacidade de estar preparado para assumir o papel de enfermeiro, o que envolve mudanças sociais significativas em sua vida. É importante buscar subsídios com o bom senso de aceitar que o tema QV tem diferentes conotações e depende exclusivamente do ponto de vista de cada um em realizar seu trabalho com eficiência, viver harmoniosamente e ao final ter a consciência de ter oferecido o seu melhor.