Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDAS NO DISTRITO D’ÁGUA - PET-SAÚDE/BELÉM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CINTIA YOLETTE URBANO PAUXIS ABEN-ATHAR
Autores:
- Maurícia Melo Monteiro
- Roseane Né do Nascimento Suzuki
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) foi instituído pela Portaria Interministerial MS/MEC nº. 1.802/08. É destinado a fomentar grupos de aprendizagem tutorial no âmbito da Estratégia Saúde da Família, viabilizando a iniciação ao trabalho, estágios e vivências dirigidos aos estudantes da área da saúde. E segundo HaddadI (2009) o PET-Saúde tem como fio condutor a integração entre ensino-serviço-comunidade, possibilitando aos discentes-monitores uma vivência única e singular. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado pela monitora bolsista do PET-SAÚDE/Belém, embasado nas atividades desenvolvidas de abril de 2009 até o até abril de 2010. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Através do PET-SAÚDE pode-se vivenciar o Programa Saúde da Família, com suas glórias e percalços. Tornando-se uma oportunidade significativa de ver na prática a atenção primária em saúde. Onde por meio deste elo foi possível alicerçar os conhecimentos prévios, adquiridos na academia, com aqueles obtidos mediante as práticas de educação em saúde com a comunidade do distrito D’água. A educação em saúde constitui um meio de mobilização fundamental, onde o ser torna-se capacitado a analisar criticamente a realidade em que está inserido. Promovendo na sociedade a participação ativa das pessoas, proporcionando trocas de informação, educação sanitária, e principalmente suscitando autodeterminação e auto avaliação, que são os precursores para o compromisso de uma vida reflexiva a partir de suas próprias experiências e vivências. CONCLUSÕES: Faz-se mister, falar da importância que este projeto interministerial tem, por incentivar precocemente a produção de textos científicos, pesquisas, levantamentos bibliográficos e epidemiológicos. É deveras importante destacar o papel que as atividades educativas apresentaram, gerando como resultado na comunidade: acolhimento, desenvolvimento de vínculos terapêuticos e a integração do ser humano com o meio ambiente e sociedade.