Anais - 14º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DO LÚDICO PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
JÉSSICA RENATA BASTOS DEPIANTI
Autores:
- Liliane Faria da Silva
- Nattasha Otero Fernandes
- André da Silva Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
A enfermagem e o terceiro setor
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Quando a criança se encontra hospitalizada, ocorre uma série de mudanças em seu cotidiano, exigindo dela novas adaptações. É necessário que a equipe de enfermagem utilize estratégias que a ajude a enfrentar esse período. Umas das possíveis estratégias é a utilização do lúdico.Ele pode manifestar-se por meio de um objeto representado pelo brinquedo, assim como pela ação de brincar, se divertir gerando sentimentos de alegria, prazer e satisfação, pelas atividades de lazer como ir ao cinema, teatro, passear, entre outros. Pela importância que os momentos descontração, brincadeira e relaxamento tem no curso da hospitalização da criança, este trabalho teve o objetivo de buscar na literatura estudos sobre a utilização do lúdico pela enfermagem no cuidado à criança hospitalizada. Metodologia: Foi utilizada a revisão integrativa. A questão norteadora que nos orientou foi: O que está sendo publicado sobre a utilização do lúdico pela enfermagem no cuidado à criança hospitalizada? Foram incluídos: artigos originais na íntegra, publicados em português, recorte atemporal, que abordaram questões sobre o lúdico para a criança hospitalizada. Foram excluídos os artigos de revisão, bem como teses e dissertações. Para seleção dos artigos foi realizada uma busca na internet através do banco de dados da LILACS, BDENF e biblioteca virtual SCIELO. Utilizamos as palavras: criança, lúdico e enfermagem, com o operador boleano “AND” entre eles. Resultados: Encontramos 19 publicações. Após leitura e exclusão dos estudos duplicados, chegamos a um total de 2 publicações. Em um dos artigos os sujeitos foram 16 acadêmicos de enfermagem, no outro foram 10 crianças hospitalizadas, 10 acompanhantes, 7 mediadores de leitura e 10 membros da equipe de enfermagem, sendo assim foi possível observar o mesmo tema sendo tratado sob diferentes óticas. Após análise das publicações identificamos 4 temas: os benefícios do lúdico no cuidado à criança hospitalizada; a impotância da abordagem de práticas lúdicas durante a formação acadêmica; o lúdico como facilitador da relação entre a criança e a enfermagem; necessidade de maior utilização do lúdico pela equipe de enfermagem.Conclusão: Apesar da importância dessa temática para o cuidado à criança hospitalizada, vimos que ainda existe uma escassez de estudos abordando o assunto. Sendo assim, é necessário realizar mais pesquisas sobre a utilização do lúdico no cuidado à criança hospitalizada, assim como incluí-las no ensino acadêmico.