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Anais - 14º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE À ASSISTÊNCIA HUMANIZADA VOLTADA AO AMBIENTE HOSPITALAR
Relatoria:
ÂNGELA CÁTIA FERREIRA
Autores:
  • Igor Ferretti Silva
  • Samylla Maira Costa Siqueira
  • Valéria Pereira de Matos Morais
  • Cláudia Cristina Loyola dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Ética e legislação em enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O processo de humanização no trabalho da enfermagem é uma questão a ser refletida, pois a maioria dos profissionais enfrenta situações difíceis em seu ambiente de trabalho, tais como baixa remuneração, pouca valorização da profissão e descaso frente aos problemas identificados pela equipe, especialmente quanto ao distanciamento entre o trabalho prescritivo, o preestabelecido institucionalmente e aquele realmente executado junto ao cliente. A humanização, muito mais do que um artifício, uma técnica ou apenas uma intervenção, significa estreitar relações interprofissionais, que possibilitem aos trabalhadores reconhecer a interdependência e a complementaridade de suas ações, permitindo que o coração, junto à razão, se manifeste nas relações de trabalho. Objetivando-se analisar a percepção da equipe de enfermagem acerca de uma assistência humanizada no ambiente de trabalho hospitalar, bem como os benefícios provenientes da prática de humanização é que foi realizado esse artigo. Metodologia: estudo de abordagem puramente qualitativo-reflexiva onde foram analisadas literaturas referente ao tema e obedecidas as normas técnicas de formatação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Resultado: a humanização da assistência ainda é vista como algo dificultoso, embora represente critério fundamental para o sucesso da assistência prestada. Conclusão: a humanização no ambiente de trabalho é um processo necessário que requer conscientização por parte dos profissionais de enfermagem por configurar-se como o meio de alcance dos objetivos traçados pela equipe. Ela pode ser posta em prática por meio de ações simples, mas que farão toda diferença na tríade paciente, equipe e hospital.