Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO DE ENFERMAGEM PROMOVE O DIAGNÓSTICO PRECOCE DE CÂNCER
Relatoria:
JOSE JEFFERSOM BEZERRA
Autores:
- ALINE REGINA DE OLIVEIRA LIMA
- KARINA DELGADO
- JAMILLIE RHUANNA ESPINDOLA OLMEDO
- EDILAINE LUCIA SOARES
Modalidade:
Pôster
Área:
Multiprofissionalidade e democracia
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
No Brasil, o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. A maioria dos casos de câncer de mama, é diagnosticada em estágios avançados, fator este, responsável por um mau prognóstico; a detecção precoce é a principal estratégia para o controle do câncer de mama. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da realização do exame clinico e do auto-exame de mamas para detectar o mais precocemente, qualquer alteração que possa surgir nas mamas. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por acadêmicos de enfermagem e uma enfermeira, o trabalho foi realizado no ESF São Luís localizado no município de Amambaí MS; onde foi proposto as usuárias da unidade, a realização do exame clínico das mamas e exame preventivo do câncer de colo de útero e também orientações sobre a importância, e de como deve ser feito o auto-exame; tudo em uma única consulta de enfermagem.
A proposta foi bem aceita pelas usuárias, muitas relataram nunca ter realizado o exame e que faziam o auto-exame incorretamente; foi detectado algumas anomalias, e imediatamente encaminhadas à médica. Através desta iniciativa foi possível detectar precocemente alterações nas mamas e iniciar o tratamento o mais rápido possível a fim de se obter um bom prognóstico.
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................