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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONSOLIDAÇÃO ENTRE O ENSINO E A PESQUISA
Relatoria:
TATIANA ALMEIDA COUTO
Autores:
  • Nayara Mary Andrade Teles
  • Raissa Montalvão Oliveira Denega
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A educação em saúde vem para adequar conhecimentos e procedimentos adquiridos durante a graduação, às condições sociais, econômicas, ambientais e culturais dos pacientes. Realizar atividades de educação em saúde, numa Unidade de Saúde representa uma continuidade do campo de ensino-aprendizagem e de pesquisa considerando que como discentes temos a oportunidade de colocarmos em prática o que é aprendido no curso. Objetivamos neste trabalho discutir a importância da Educação em saúde para a consolidação entre o ensino e a pesquisa. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que descreve as ações educativas do Projeto de extensão “Planejamento Familiar: Pensando no discente e na comunidade” numa Unidade Básica de Saúde. Tais atividades incluem a realização de consultas de Enfermagem em Planejamento Familiar e palestras educativas sobre os métodos contraceptivos. As palestras antecedem as consultas e as pacientes participam expondo suas dúvidas, havendo uma troca mútua de conhecimentos. É considerável o desafio de implementar e consolidar um novo olhar e redirecionamento para a prática do planejamento familiar estruturada sob uma visão mais crítica e reflexiva de trabalho. É neste movimento - de ensino e aprendizagem, instrumentalização, modos de trabalhar, investigação que vimos ser extremamente necessário que os profissionais de saúde se proponham a rever e repensar a educação em saúde como uma tecnologia de trabalho na qual se desvelam e se vislumbram diferentes modos de se organizar os processos de nosso agir em saúde. Percebe-se que se caracteriza no panorama da área de pesquisa, quando se busca obter dados para identificar problemas que atingem indivíduos e suas famílias em situações específicas, que seria na temática do planejamento familiar. Assim, interagimos com as pacientes além do momento da realização da consulta individual, para a compreensão do seu processo de viver, ser saudável/adoecer. Ela também proporciona o entendimento dos profissionais e discentes quanto ao significado do momento vivido e possam atender as necessidades evidenciadas e as solicitações feitas, ajudando a paciente e assim conseqüentemente sua família a descobrir suas possibilidades além de representar um instrumento de interação, resolutividade, procurando assistir/cuidar de forma adequada ao proporcionar meios para que as pacientes possam ter uma vida mais saudável.