LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
PODER E CIDADANIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM: LEITURAS POSSÍVEIS
Relatoria:
DÉBORA DA SILVEIRA CAMPOS
Autores:
  • Wilza Rocha Pereira
  • Ana Kely Cruz Silveira
  • Hozanah Nunes Souza
  • Simoni de Paula Melo
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica delimitado pela normas da ABNT,que teve como objativo analisar as produções científicas em enfermagem produzidas entre 2006 a 2009 acerca da temática poder,cidadania e o ensino de enfermagem.A coleta de dados foi realizada nas bases de dados da Bireme (BDENF e Scielo),investigamos 16 artigos nacionais e internacionais a partir dos unitermos:Poder,Cidadania e Educação de enfermagem.A análise foi focada na abordagem metodológica da ética e cidadania caracterizadas por Pedro Demo. Os resultados mostram que a base do trajeto emancipatório no ensino de enfermagem parace estar na (re)construção do conhecimento,que está na pesquisa não só como princípio científico,mas sobretudo como princípio educativo,onde docentes e acadêmicos se formam de modo permanente, direcionando o ensino em enfermagem à cidadania com qualidade formal que favorece a instrumentação metodológica e a cidadania com qualidade política que expressa os fins e a ética.As considerações apontam que a participação efetiva e consciente da comunidade acadêmica são conquistas indispensáveis para educar novas gerações e formar profissionais enfermeiros inovadores na perspectiva do saber pensar e do aprender a aprender na concepção socrática e maiêutica.