Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
A PRÁTICA EDUCATIVA NA PREVENÇÃO DAS DSTS : APRENDENDO ATRAVÉS DO MÉTODO DO CASO
Relatoria:
JOVANKA BITTENCOURT LEITE DE CARVALHO
Autores:
- Lygia Maria de Figueiredo Melo Vilas Bôas
- Jacileide Guimarães
- Márcia Rique Carício
- Marize Barros de Souza Araujo
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência do emprego do método do caso como técnica de ensino enfocando a problemática das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) na disciplina Saúde Coletiva - I do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EEN-UFRN). Para a construção de um mural temático, partimos do pressuposto de que a sala de aula é um espaço de reflexão podendo constituir o ponto de partida da compreensão do nível primário de atenção à saúde como território teórico-prático para a construção de melhores condições de vida da populaçãoatualmente consideradas a partir de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. As DSTs estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. O quadro epidemiológico das DSTs no Brasil justifica a importância dos aparelhos formadores assumirem esse tema como um dos conteúdos para serem discutidos na perspectiva da promoção da saúde e da prevenção de agravos como princípios essenciais na formação do futuro profissional, para que o mesmo possa se reconhecer como cidadão com competências e habilidades que venham a fortalecer práticas educativas emancipatórias. MÉTODOS:Tomando como cenário o espaço de sala de aula para o estudo da realidade epidemiológica brasileira e local sobre as DSTs, a técnica de ensino empregada foi o método do caso que apresenta sucintamente uma situação real ou fictícia para ser discutida em grupos podendo o seu resultado ser apresentado em forma de narração, diálogo, dramatização, exposição fotográfica, artigo jornalístico, entre outras possibilidades. Esse exercício permite trazer a realidade à sala de aula, proporcionando uma reflexão fidedigna aos problemas reais de saúde da população. Assim, pretendeu-se desenvolver a capacidade analítica do aluno levando-o a distinguir observações, interferência e juízo de valor e, estabelecer relações entre variáveis como casualidade, associação circunstancial, oposição e interdepedência. A finalidade desse método busca enfatizar a possibilidade de uma dada situação ser discutida sem que haja intenção de se chegar a soluções impostas de problemas e/ou situações, mas sim, trazer à luz reflexões críticas pautadas no conceito ampliado de saúde e na compreensão de território como espaço de múltiplas e diversas relações de histórias de vida e possibilidades de pratica.