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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
A MONITORIA COMO O DESPERTAR PARA A DOCÊNCIA: RELATO DE UMA GRADUANDA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
DÉBORAH KAROLLYNE RIBEIRO RAMOS LIMA
Autores:
  • Jacileide Guimarães
  • Cecília Nogueira Valença
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria é a modalidade de ensino e apoio pedagógico que marca os primeiros passos da vida acadêmica do graduando e oportuniza o desenvolvimento teórico-prático do aluno. Em si tratando da enfermagem, este tipo de atividade reveste-se de um caráter fundamental devido as dificuldades na aproximação inicial com procedimentos técnicos, fluidos corporais e ambiente hospitalar. Por outro lado, o contato direto com discentes e docentes incita a interação e a integração entre esses atores, estimulando a co-responsabilidade, a compreensão da importância da ética nas relações interpessoais e profissionais, a percepção da importância da atualização contínua, bem como o despertar para a pós-graduação e para a docência. OBJETIVO: Relatar a experiência da monitoria na graduação em enfermagem como um fator desencadeante do desejo pela docência e da procura pela pós-graduação. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de monitoria na disciplina de “Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I” na Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande/PB, em 2008. RESULTADOS: Durante o exercício da monitoria acompanhávamos os discentes e o docente da disciplina na realização de procedimentos técnicos de enfermagem, a saber: lavagem das mãos, arrumação da cama hospitalar, banho no leito de pacientes acamados, administração de medicamentos por via intramuscular e endovenosa e venóclise periférica, sempre nos embasando no aporte teórico fornecido em sala de aula e buscando passar para os alunos a importância do desempenho das atividades acatando aos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de transmitirmos noções de prática reflexiva, bioética e biossegurança. A monitora da disciplina auxiliava os alunos em seu primeiro contato com as práticas de enfermagem, o que além de favorecer a integração entre a turma, representava papel gratificante para o monitor. Outro aspecto importante foi poder acompanhar o crescimento de cada estudante, vencendo seus medos e se encantando pela profissão. CONCLUSÃO: A experiência de monitoria na graduação em enfermagem permitiu um primeiro contato com a docência, sendo válida para a formação profissional, acadêmica e pessoal, uma vez que incentivou a monitora a fazer parte da academia e impulsionou-a a buscar a pós-graduação, tornando-se posteriormente aluna do curso de pós-graduação, em nível de mestrado, em enfermagem.