LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS COMPLICAÇÕES DO DIABETES MELLITUS APLICANDO JOGO EDUCATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
LORENA SUYANE FERREIRA MARANHÃO
Autores:
  • ALEXANDRA ALVES DE SOUZA
  • NAIARA GONÇALVES RIBEIRO
  • WALTTEMBERG MOREIRA DA SILVA
  • MARIA CLEENE PEREIRA DE SOUSA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Diabetes Mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis aumentados de glicose no sangue resultantes dos defeitos na secreção de insulina, ação da insulina ou ambas. É uma doença auto controlada que requer muitas estratégias para manter-se sob controle e um sistema de cuidado para monitorar a prevenção e propiciar o tratamento precoce das complicações. Este relato de experiência teve como objetivo geral, ampliar o conhecimento dos pacientes a respeito do diabetes mellitus e suas complicações, através da utilização de um jogo educativo. Foi realizado em uma unidade básica de saúde da rede municipal de Fortaleza-CE no mês de maio de 2010. Utilizou-se a metodologia demonstrativa e argumentativa, com 20 participantes de ambos os sexos e idades variadas. A atividade foi desenvolvida por 4 acadêmicos do 5º semestre de enfermagem onde realizou-se educação em saúde através de um jogo educativo intitulado: “Roleta das Complicações”. Através da aplicação desse dispositivo foram demonstradas as complicações da temática que de forma aleatória e explícita os autores com o auxílio de um data show explicaram as principais complicações decorrentes do descontrole da doença, como: Retinopatia, Nefropatia, Neuropatia, Hiperglicemia, Hipoglicemia e Pé diabético. A coleta de dados foi organizada através de uma entrevista coletiva e participativa onde foram feitas algumas perguntas norteadoras durante a abordagem da temática. Com a aplicação do jogo, observou-se um déficit de informações dos pacientes, uma evidência de interesse em participar da programação e uma melhor integração dos mesmos com a equipe de enfermagem. Assim, percebeu-se que a utilização dos jogos educativos na educação em saúde funciona como um instrumento fortalecedor da compreensão por parte dos usuários, pois a absorção das informações utilizando atividades didáticas facilita o aprendizado com maior êxito, que possivelmente proporcionará mudanças de hábitos e melhora da qualidade de vida.