Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
GRUPO DE GESTANTES: UMA PRÁTICA EDUCATIVA EM SAÚDE DA MULHER E DO RÉCEM NASCIDO
Relatoria:
ANA MARCIA MOREIRA DONNABELLA
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Multiprofissionalidade e democracia
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A gestação é um período de transição na vida da mulher com grandes transformações orgânicas e psicológicas, que podem afetar seu bem estar e seu papel sócio familiar. O Grupo de Gestantes é composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde do Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (CECOM): enfermeiro, técnicos de enfermagem, nutricionista, médico ginecologista, dentista e fisioterapeuta. Os temas abordados são relativos ao pré natal, tipos de parto, aleitamento materno, saúde bucal da gestante e do bebê, imunização, aspectos psicológicos, cuidados com o recém nascido, alimentação da mãe e da criança,direitos da gestante e conscientização ambiental. Objetivos: Trabalhar as noções básicas de saúde da gestante e do recém nascido, incentivar a realização do pré natal, defender e incentivar o parto normal bem como o aleitamento materno, estimular sentimentos de valorização da vida e da maternidade e enfatizar momentos de troca de saberes. Metodologia: Trata-se da construção de saberes com reflexão coletiva, que acontece mediante o diálogo para identificar, esclarecer, compartilhar e refletir sobre as potencialidades e limitações referentes à saúde integral individual e coletiva das gestantes, com temas pré definidos pela equipe multidisciplinar, onde o enfoque está voltado para assuntos que emergem do próprio grupo. Os encontros acontecem no CECOM/UNICAMP, a cada dois meses, uma vez por semana, durante quatro semanas consecutivas, por aproximadamente 3 horas cada encontro e com participação de 12 gestantes, inclusive seus companheiros. Podem participar do Grupo todas as gestantes alunas, funcionárias e docentes da UNICAMP e, eventualmente, gestantes da comunidade externa ao campus. Resultado: O envolvimento efetivo dos profissionais da saúde com as gestantes possibilita a reafirmação da idéia de que as ações de promoção em saúde devam ser participativas para serem transformadoras. Conclusão: A prática de educação em saúde é um recurso que contribui na reflexão e na assistência mais humana e cuidadora em saúde, com incentivo da rede SUS.