LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
PADRONIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA PARA GRADUAÇÃO
Relatoria:
EUGENIO PACELLI SITONIO TRIGUEIRO FILHO
Autores:
  • Jéssica Félix Dias
  • Janilson Brito Milanês
  • Matheus Figueiredo Nogueira
  • Fabrício de Melo Garcia
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A existência de pouca bibliografia atualizada que vise à padronização e adequação das aulas práticas realizadas em instituições de ensino superior, muitas vezes encontram-se inadequadas as necessidades acadêmicas de diversos cursos da área de saúde, incluindo a enfermagem, sendo indispensável uma avaliação da adequação de conteúdos, protocolos e execução das práticas realizadas em laboratórios nas disciplinas que envolvem os conhecimentos em bioquímica. O problema está em definir quais são as necessidades de cada curso e contextualizar as aulas práticas fundamentais de cada disciplina dentro dos conteúdos abordados, enfatizando a importância destas dentro da vida profissional. As práticas de bioquímica exigem uma observância de cores e mudanças de estado químico de amostras e reagentes. As ilustrações destes eventos através de registros fotográficos são essenciais para sucessos da realização destes experimentos. Tais imagens serão de inestimável contribuição para professores e estudantes da área da saúde. Visando contribuir para um melhor desenvolvimento das aulas práticas de bioquímica, objetivamos a padronização e elaboração de protocolos e procedimentos dos experimentos realizados nas aulas práticas de bioquímica, contribuindo para uma melhor aplicação dos conhecimentos práticos, integralizando as ciências da saúde, provendo a importância da bioquímica no âmbito graduação. Os experimentos foram realizados nos laboratórios das Faculdades de Enfermagem Nova Esperança, sendo as amostras e os reagentes da pesquisa os mesmos utilizados nas aulas práticas de bioquímica. O levantamento literário foi coletado em artigos, livros e periódicos especializados sobre a temática da pesquisa. Os resultados mostram que ocorre uma ampla discrepância nas diversas fontes pesquisadas, variando com os métodos de instituição. Em nossos experimentos, padronizamos os métodos que obtiveram maior sucesso e menor custo e registramos fotograficamente para a posterior elaboração do Manual Ilustrado de Aulas Práticas de Bioquímica em Enfermagem. Através destas imagens, alunos e professores podem ter uma maior elucidação dos resultados a serem alcançados. Concluímos que este estudo contribuirá nas atividades laboratoriais para estudantes e professores da área de saúde, aumentando a segurança e qualidade, padronizando os experimentos e dispondo de uma bibliografia completa e de fácil compreensão, estimulando assim a curiosidade dos alunos a cerca das aulas práticas de bioquímica.