Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS EDUCATIVOS NO TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Relatoria:
PÂMELA CAMPÊLO PAIVA
Autores:
- MARIA ALBERTINA ROCHA DIÓGENES
- SAYONARA AQUINO DE ALMEIDA TAVARES
- Caroline Soares Nobre
- MAYARA MESQUITA MORORÓ PINTO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A elevação da pressão arterial representa um fator de risco independente, linear e contínuo para doença cardiovascular. A hipertensão arterial gera custos hospitalares e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações. Dessa forma é realizado o tratamento medicamentoso, no qual podem surgir efeitos adversos e conseqüentemente dificultar a adesão ao tratamento. No entanto, salienta-se a importância dos grupos educativos no tratamento da hipertensão por ser um suporte positivo, a fim de esclarecer dúvidas dos usuários acerca da patologia e do seu tratamento.OBJETIVO: Identificar na literatura pesquisada a importância dos grupos educativos no tratamento da hipertensão.METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão bibliográfica a análise da literatura já aplicada em forma de livros, e artigos de revistas. O estudo foi realizado no mês de março de 2010, seguindo as etapas: esclarecimento sobre o tema, estabelecimento do objetivo do trabalho, levantamento das bibliografias pertinentes ao tema do estudo, nos quais os critérios de escolha para os artigos foram as seguintes palavras-chaves:“grupos educativos” e “hipertensão arterial”. RESULTADOS: Muito se tem discutido, atualmente no Brasil, sobre como produzir estratégias educacionais que repercutam na formação profissional, proporcionando mudanças substanciais na prática dos profissionais de saúde. Pode-se dizer que existe quase uma exigência social para que se produzam profissionais diferentes, capazes de prestar uma atenção integral e humanizada às pessoas. Neste sentido, inclui-se no tratamento um item significativo, a educação em saúde, um método de relevância para o sucesso do cuidado e que representa um desafio para ambos - profissionais e portadores, pela quantidade de variáveis que traz em si. CONCLUSÃO: O trabalho com grupos em unidades de saúde é um recurso potencial para ser incorporado pelas instituições e pelos profissionais no intuito de promoção da saúde. O processo educativo é considerado fundamental para complementação do tratamento dos pacientes hipertensos para melhorar sua adesão ao tratamento e prevenção de complicações, contribuindo no controle da pressão arterial e minimizando as dúvidas. Com o estudo realizado, identificou-se a relevância dos grupos educativos para o tratamento da hipertensão, assim como a participação da equipe de saúde nesses grupos, cujos objetivos principais são esclarecer e envolver os clientes como peças chaves no tratamento.