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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO PARA AÇÕES EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RIANE TIARA DA SILVA SOARES
Autores:
  • Cibelle Ferreira Nunes
  • Gabriela Lima da Costa
  • Newton Andrey Pinto Monteiro
  • Cíntia do Socorro Matos Pantoja
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O modelo assistencial da Estratégia Saúde da Família (ESF), propõe um processo de trabalho multiprofissional e determinado pela assistência a cuidados planejados e individualizados as diferentes faixas etárias que por meio das visitas no domicílio devem propiciar ações de acolhimento, vínculo, autonomia e resolução das questões relacionadas a saúde da comunidade. O estudo teve como objetivos descrever como a enfermagem desenvolve as ações educativas durante a visita domiciliar, reconhecer as dificuldades e limitações ao realizar suas atividades e elaborar estratégias para que a população das áreas responsáveis pela equipe seja participante do processo educativo em saúde. Trata-se de um estudo metodológico do tipo descritivo, caracterizado como relato de experiência, durante as atividades desenvolvidas pelos residentes de enfermagem do primeiro e do segundo ano na modalidade saúde da família sendo realizado pela observação nas áreas cobertas pelas equipes 005 e 071 de Saúde da Família que atuam no bairro Zerão no município de Macapá – AP. Para tanto utilizou-se referencial teórico que abordem assuntos relacionados a visita domiciliar. Como resultado da pesquisa, verificou-se que as atividades de educação em saúde para o auto cuidado desenvolvidas pela enfermagem e o relato dos residentes durante a visita domiciliar, contribuíram como objeto de investigação para o aprendizado teórico-prático e familiarização com o tema em estudo. Conclui-se sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes de Saúde da Família em se tratando da visita domiciliar para a aproximação entre profissionais da saúde com os usuários, estabelecendo interação de informações e aproximando realidades, baseadas na prática assistencial, sendo subsídio também para experiências práticas dos residentes na promoção e prevenção da saúde.