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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: REPRESENTAÇÕES DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ADRIANA SOUZA SANTOS
Autores:
  • Érica Souza Rodrigues
  • Paulo David Reis Nascimento
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O processo de enfermagem é um método constituído por seis fases que tem como finalidade aplicar a assistência de enfermagem. Durante a graduação notamos as dificuldades no entendimento a cerca do assunto vislumbrando que o mesmo é objeto primordial para prestação do cuidado de enfermagem (SAE) na prática futura profissional. OBJETIVOS: Realizamos este estudo com o objetivo de identificar segundo a visão de acadêmicas de enfermagem as dificuldades encontradas na identificação dos diagnósticos de enfermagem e assim melhorar o seu ensino e aprendizado durante o processo de enfermagem. METODOLOGIA: O estudo foi realizado por meio da observação participante, com representações de acadêmicas de Enfermagem, através de anotações realizadas pelas alunas na prática e durante as aulas teóricas. Construímos para aprimorar nosso estudo um referencial teórico com seleção de periódicos publicados em sites do LILACS, SCIELO contendo os seguintes descritores: Processo de Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem. RESULTADOS: Durante nosso estudo, verificou-se que entre os fatores que mais dificultam na identificação dos diagnósticos de enfermagem esta a interpretação por parte dos alunos das informações obtidas junto ao cliente durante a coleta de dados, ou seja, as reais necessidades de cuidados de enfermagem a serem prestados aos clientes. Logo o aluno tem dificuldades no desenvolvimento das demais etapas do método. Outras dificuldades apontadas foram à falta de desenvolvimento desta etapa no campo prático, dificuldades entre o que é repassado pelos professores e o que os alunos encontram durante a prática. CONCLUSÃO: Dessa forma o estudo evidenciou que é fundamental o desenvolvimento de novas metodologias que visem melhorar o entendimento cientifico e domínio das técnicas. Pois para Dell'Acqua (2000) os alunos percebem a divergência entre o modelo assistencial apresentado pelo docente e o encontrado no campo,portanto isto dificulta no aprendizado do papel do enfermeiro.Pois embora o processo de enfermagem seja considerado como um elemento norteador da assistência de enfermagem, este ainda se encontra em processo de consolidação.Demonstrando que o diagnósticos de enfermagem se apresenta como um desafio na implementação do processo de enfermagem.