Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: VIVÊNCIA DO DISCENTE NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR I
Relatoria:
KAREN BARBOSA COUTO PEREIRA
Autores:
- Natália Reis Alves Chaves
- Maria Aparecida Brito Campos
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A formação profissional de Enfermagem compreende as ações e intenções de docentes e discentes, e são desenvolvidas nos diversos cenários do ensinar e do cuidar. A experiência adquirida nesses cenários são essenciais nessa formação. Objetivo: descrever a vivência discente na disciplina de Estágio Curricular I, como contribuição para a formação profissional de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, proporcionado pela disciplina obrigatória de Estágio Curricular I, do 8 º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF, que foi desenvolvida na Policlínica Rodolpho Rocco, no período de maio a junho de 2010. Resultados: A disciplina proporcionou uma experiência gratificante e estimulante, de crescimento pessoal e profissional, sedimentando conhecimentos e despertando interesses. Durante a prática profissional pode-se participar de muitas atividades desenvolvidas na Policlínica. Foram elas: teste do pezinho, curativos, planejamento familiar, consultas de enfermagem, acolhimento mãe-bebê, programa bolsa-família e campanhas de vacinação. Em todas elas, pode-se compreender a atuação e o papel dos enfermeiros em diversas situações, sempre havendo uma ótima recepção e interação dos discentes com estes. Essa convivência foi positiva, visto que os discentes não são bem recebidos em todos os lugares. Pode-se acrescentar alguns sentimentos manifestados durante o período como satisfação, alegrias, auto-conhecimento e auto questionamento, tanto em relação à equipe, como em relação ao paciente, familiares e demais pessoas que convivem neste contexto. Conclusão: A disciplina de estágio curricular I contribui para uma formação mais segura e agrega valores importantes na formação profissional de enfermagem, uma vez que, proporciona a vivência em situações reais de trabalho, desenvolvendo competências e habilidades, facilitando a busca da identidade profissional.