Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DE OFICINAS NA CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA: UMA VIVÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Relatoria:
LEIDIANE FRANCIS DE ARAUJO COSTA
Autores:
- Maria das Graças Alves Lourenço
- Thatiana Ferreira de Vasconcelos
- Carla Caroline Silva Santos
- Monique Feitosa de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Multiprofissionalidade e democracia
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As atividades educativas quando efetivamente planejadas e desenvolvidas constituem-se em uma das formas de promover a construção conjunta e a atualização do conhecimento. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida por residentes multiprofissionais na utilização de oficinas como ferramenta de educação em saúde. METODOLOGIA: trata-se de um relato de experiência de residentes multiprofissionais em saúde da família na formação de oficinas educativas com gestantes, que teve início em março de 2010 até maio do mesmo ano. O que suscitou a elaboração e execução das oficinas foi a necessidade da continuidade do atendimento do pré-natal com a capacitação das gestantes aos cuidados pré e pós-natal. As atividades foram desenvolvidas utilizando uma metodologia construtivista, através da problematização, com a utilização da técnica de Roda, na perspectiva de construção coletiva do conhecimento por meio do trabalho em equipe. RESULTADOS: Neste estudo, relata-se o planejamento e atuação dos residentes multiprofissionais em oficinas para as gestantes, que se inicia pelo Acolhimento, e a partir dessa escuta foram traçadas as definições dos temas para serem abordados durante as oficinas, a partir das necessidades das gestantes da comunidade sobre o processo de gestação, parto e pós-parto. CONCLUSÕES: Receber bem as novas mães é um fator primordial para um bom atendimento, bem como buscar formas de compreendê-la e orientá-la quanto aos cuidados. Estimular a participação da gestante no cuidado durante pré-natal através da compreensão da qualidade de saúde a que se tem direito, propõem modificar a relação com a equipe da UBS, consigo mesma e com a sociedade. Essa integração multiprofissional favorece intervenções que permitem um diálogo mais rico no planejamento de intervenções e outras dimensões relevantes do cuidado referentes às vivências sociais, psicológicas e emocionais das gestantes.