Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) AO ADOLESCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
GLENDA SOARES SALDANHA
Autores:
- Karilena Karlla de Amorim Pedrosa
- Maria Isabel da Conceição Dias Fernandes
- Aline Galúcio de Oliveira
- Francis Solange Vieira Tourinho
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) consiste numa metodologia de trabalho que dá concretude ao Processo de Enfermagem (PE) na prática, é constituído de etapas, as quais conferem habilidades ao enfermeiro de diagnosticar, intervir e avaliar. Alguns benefícios do uso do processo de enfermagem é o enfoque holístico no qual assegura que as intervenções sejam elaboradas não apenas para a doença, mas também para o indivíduo; fornece diagnósticos de enfermagem; cria planos de cuidados individualizados. A aplicação da SAE reforça a autonomia profissional, o significado na intercomunicação entre pesquisa e ensino, o aprimoramento da qualidade do cuidar, e a visibilidade do enfermeiro. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas do curso de Enfermagem do 7º período, com a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao adolescente à estudantes do 7º ano de uma escola estadual do município de Natal/RN. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência. Desenvolvido no estágio da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), numa Escola Estadual do município de Natal/RN, em Maio de 2010. Utilizou-se a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao adolescente à estudantes do 7º ano, fundamentado nos Padrões Funcionais de Saúde. Resultados: O instrumento envolvia os padrões funcionais de saúde (nutrição, sono, eliminação, atividade, cognição, autopercepção, relacionamento, reprodução e crenças), além da avaliação física, e do diagnóstico de enfermagem, resultados esperados e o plano de cuidados que incluiu orientações e encaminhamentos que eram dados aos adolescentes no momento da consulta de enfermagem. Com a aplicação da SAE ao adolescente, pudemos aplicar o processo de enfermagem voltado a este período do ciclo de vida, constituindo-se em um momento especial de detecção de problemas individuais; de esclarecimento de dúvidas, principalmente sobre sexualidade; e de avaliação do crescimento e desenvolvimento desses jovens. Conclusão: A SAE ao adolescente possibilitou a assistência individualizada, na qual cada adolescente era entrevistado, avaliado e orientado individualmente. Isso permitiu uma interação entre equipe de acadêmicas de enfermagem, adolescente e escola, facilitando o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção à saúde.