LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
A PERCEPÇÃO DO EDUCANDO DE ENFERMAGEM SOBRE A PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
AÍLA MARÔPO ARAÚJO
Autores:
  • Cilene Nunes Dantas
  • Ana Tânia Lopes Sampaio
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
RESUMO: Introdução: A Pedagogia Vivencial Humanescente (PVH) consiste em uma pedagogia emergente e surge com o propósito de romper com os paradigmas da fragmentação do conhecimento e do corpo, além da separação em disciplinas e principalmente com o aprisionamento do conhecimento, de fato com o paradigma da “simplificação”, onde ocorre a segregação do homem do seu próprio contexto15. Dessa forma, busca romper com o paradigma disciplinar que separa coisas distintas e não possibilita a articulação entre elas como: a física, biologia, antropologia. Embasados nisso, a PVH trabalha com as incertezas e busca compreender o incompreendido inserido na complexidade humana. Com isso, tal Pedagogia encontra-se fundamentada epistemologicamente e metodologicamente através da transdisciplinaridade e da corporeidade. Sendo uma pedagogia que prepara para a vida através de metodologias ativas que permeiam os campos da corporeidade e o contexto social dos sujeitos. Diante disso, instituiu-se os princípios que norteiam a Pedagogia vivencial humanescente sendo: a Ludicidade, criatividade, sensibilidade e reflexividade (histórica e vivencial) 13. De fato, os sujeitos cognoscentes envolvidos no processo formativo humano - acadêmico são estimulados a corporalizarem os saberes integrais, compreendendo a rede que envolve o cuidado através do olhar para o outro humanescente, pautado nos 4 pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser11.Objetivo: Compreender qual a percepção do educando inserido na Pedagogia vivencial humanescente, através dos momentos teóricos e práticos vivenciados. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivencia do educando na PVH, no qual se utilizou as normas de Vancouver. Resultados: A PVH é um grande desafio para a díade educador-educando, pois consiste em uma proposta emergente onde exige não só mudanças atitudinais e práticas, mas envolve principalmente reforma no pensamento. Dessa maneira, a educação humanescente consiste na separação da aprendizagem linear, onde valoriza todas as dimensões do ser humano possibilitando o fluir da razão, das emoções, dos sentimentos e dos pensamentos8. Conclusão: A PVH vislumbra a holoepistemiologia dos saberes para a construção de uma formação transcendente e humanescente do educando-educador no processo de ensino-aprendizagem do cotidiano da enfermagem.