LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
METODOLOGIA PEDAGÓGICA ATIVA NO ENSINO DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA E SAÚDE MENTAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE-DISCENTE
Relatoria:
CAROLINA BRANDÃO FURLAN
Autores:
  • David Lopes Neto
  • Gesiane Araújo Frota
  • Mirian Santos da Silva
  • Henry Walber Dantas Vieira
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O estudo tem por objetivo descrever a experiência professor-aluno no ensino de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria à luz dos fundamentos teóricos de Kincheloe (1997). Trata-se de um relato de experiência de dois docentes e três acadêmicas de enfermagem no processo ensino-aprendizagem do componente curricular transtorno afetivo bipolar, na disciplina Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria, do Curso de Graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas, realizada no período de 26 de maio a 18 de junho de 2010. Os professores desenvolveram os papeis de mediadores do ato educativo, cabendo às acadêmicas o aprender fazendo e o aprender refletindo do componente curricular transtorno afetivo bipolar, de forma a refletirem não apenas a doença, mas o adoecimento da pessoa com transtorno mental para compreendê-la como um ser social no mundo. A construção do saber foi coletiva e multicanalizada entre os sujeitos do processo ensino-aprendizagem, sendo a sala de aula o lugar primário e associado aos diferentes cenários (comunidade, hospital, Centro de Atenção Psicossocial) constituintes da ampliação do saber advindo da junção teoria e prática, constituídas por debates, construção, desconstrução e construção de novos saberes, como forma de considerar as pessoas com transtornos e suas vidas como componentes ocultos do processo de ensino-aprendizagem do cuidar de enfermagem a ser desvelado. A avaliação da aprendizagem se deu de forma processual e contínua, cada vez que os sujeitos percebiam a necessidade de rever as fragilidades da ação pedagógica.