Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
PRÉ-ECLÂMPSIA + GRAVIDEZ
Relatoria:
WALÉRIA DE MELO ESCÓRCIO DE BRITO
Autores:
- Larissa de Sousa Anchieta
- Ravena Napoleão da Rocha
- Samantha Araújo Alves da Silva
- Nadiana Lima Monte
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
PRÉ-ECLÂMPSIA + GRAVIDEZ
BRITO, Waléria de Melo Escórcio de¹
ROCHA, Ravena Napoleão da²
ANCHIÊTA, Larissa de Sousa³
SILVA, Samantha Araújo Alves da4
MONTE, Nadiana Lima5
Introdução – O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre pré-eclâmpsia + gravidez, abordando a patologia, os tipos, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento. Objetivos – Conhecer a patologia, seus tipos, os sintomas clássicos, o diagnóstico e o tratamento da pré-eclâmpsia para que possamos intervir e proporcionar uma melhor qualidade de vida as mulheres acometidas por essa patologia. Metodologia – O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, que procura explicar o assunto, a partir de referências teóricas publicadas em livros e sites científicos, realizada no ano de 2010 pelos alunos de Enfermagem da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – NOVAFAPI. Resultados - Pré-eclâmpsia é uma doença hipertensiva peculiar à gravidez humana, que ocorre principalmente em primigestas após a 20ª semana de gestação. Caracteriza-se pelo desenvolvimento gradual de hipertensão, proteinúria, edema generalizado e, às vezes, alterações da coagulação e da função hepática. A fisiopatologia vascular da PE se caracteriza por integral reversão das alterações fisiológicas próprias da gravidez normal. As alterações morfológicas e funcionais do organismo da gestante portadora de DHEG têm, como causa fundamental, o espasmo arteriolar, que provoca alterações na parede vascular, representadas por lesão das células endoteliais e redução da circulação dos “vasa vasorum” e, consequentemente, aumento da permeabilidade capilar e deposição subendotelial de fibrinogênio e plaqueta. Conclusão - Com esse trabalho pode-se observar que é de extrema importância o conhecimentos das patologias da gestação, visto que com o diagnóstico e tratamento precoces o prognóstico materno-fetal é bem mais favorável. Assim o trabalho de enfermagem na obstetrícia é bem complexo, e exige que o profissional tenha um conhecimento maior e uma atenção redobrada.
1.2.3.4.Graduandos em enfermagem. Acadêmicos do 5º bloco do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI, Teresina, Piauí, Brasil. 1.(86)9941-4843 waleriameb@hotmail.com
5. Enfermeira especialista na área materno-infantil e professora da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí - NOVAFAPI; Orientadora.