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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
A MULTIDISCIPLINARIDADE NO ESTÁGIO CURRICULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA
Relatoria:
LIZA MANUELLE BATISTA MOREIRA DA SILVA
Autores:
  • Analucia de Lucena Torres
  • Ericka Maria do Nascimento
  • Maria de Fátima da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Multiprofissionalidade e democracia
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A multidisciplinaridade é o conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer às relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) compõe em seu quadro de atividades complementares o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atua através da multidisciplinaridade promovendo o atendimento e triagem em âmbito primário nas Unidades de Saúde. O curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória compõe em sua grade curricular o estágio curricular supervisionado em Atenção Básica. Este estágio é realizado no oitavo semestre do Curso e tem como objetivo proporcionar a prática das aulas teóricas da graduação desenvolvendo a Atenção Básica e enfocando a multidisciplinaridade na Unidade Básica de Saúde através da atuação do NASF. O objetivo desse estudo é descrever a experiência de multi e interdisciplinaridade vivenciada com a equipe de profissionais de saúde que constitui o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Para tanto, realizou-se revisão teórica e bibliográfica em artigos originais publicados em revistas indexadas, capítulos de livros e dados baseados na própria experiência: percepção dos sujeitos envolvidos. A proposta é de possibilitar ao aluno graduando vivenciar o trabalho desenvolvido na Atenção Primária enfocando também a multidisciplinaridade que ocorre com os outros profissionais da Unidade. As atividades realizadas no estágio curricular promovem autonomia e responsabilidade do futuro profissional sendo possível complementar a formação universitária, contribuindo não só como uma inovação para atender às exigências do Currículo Mínimo em Enfermagem, como também para dar consistência à formação pretendida com o novo currículo que valoriza a multidisciplinaridade na Atenção Primária. Observou-se que desde a graduação é possível vivenciar com a equipe de saúde da Atenção Básica, um comprometimento com os reais interesses e as condições concretas de vida da população abrangida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Conclui-se que a abordagem interdisciplinar é a que mais se aproxima da visão da complexidade que caracteriza os cuidados em saúde, numa tentativa de superação do enfoque biomédico, remediativo e fragmentado.