LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
AÇÕES DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
IELLEN DANTAS CAMPOS VERDES RODRIGUES
Autores:
  • DANILO GONÇALVES DANTAS
  • MÁRCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
  • CINARA MARIA FEITOSA BELEZA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A interrupção precoce do aleitamento gera inúmeros prejuízos, tanto aos lactentes como para as mães. É essencial que os profissionais da saúde auxiliem as mães em suas dúvidas e realizem explicações sobre o valor potencial do aleitamento, tanto para o bebê quanto para a própria mãe, mostrando-lhes a fase correta de se introduzir alimentos complementares, que seria a partir do sexto mês. OBJETIVOS: Descrever a experiência vivida por um grupo de alunos de enfermagem no desenvolvimento de uma atividade educativa relacionada à capacitação dos mesmos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de acordo com as normas da ABNT, no qual fazemos um relato de experiência de uma atividade educativa desenvolvida por um grupo de alunos de enfermagem, participantes do projeto de extensão “Ações integradas de enfermagem na promoção do aleitamento materno exclusivo: uma abordagem biopsicossocial”. RESULTADOS: A partir da explanação dos alunos, o estabelecimento do vínculo entre mãe e filho foi colocado como a principal importância do processo de amamentação. Quanto às dificuldades deste levantaram-se: uso de bicos e chupetas, insegurança e conhecimentos insuficientes, crenças populares transmitidas de geração a geração, não domínio da técnica correta de ordenha, excesso de orientações de profissionais de saúde, falta de privacidade nas maternidades, conciliar trabalho e amamentação, diagnóstico de doença infectocontagiosa na mãe. Para finalizar, o grupo propôs realizar discussões entre os estudantes da área de saúde a respeito das melhores estratégias de promoção do aleitamento (i.e informar as nutrizes seus direitos trabalhistas, a troca da mamadeira pelo copinho ou colher, etc); desenvolver atividades educativas com crianças e adolescentes acerca da importância de amamentar; e envolver em atividades educativas as pessoas que irão influenciar no processo de amamentação a fim de oferecer apoio, para que possam interferir de forma positiva no referido processo. CONCLUSÃO: Podemos inferir que, as discussões e atividades realizadas contribuíram para a formação acadêmica e profissional dos participantes que abordaram pontos importantes a respeito do aleitamento, possibilitando o levantamento de ações educativas e assistenciais a serem executadas dentro do projeto que visarão à promoção do aleitamento materno exclusivo.