LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DA ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Relatoria:
CARINE AVELAR RUBI PEREIRA
Autores:
  • Edilene Curvelo hora
  • DEISIANE SANTANA DOS SANTOS
  • Cássia Barbosa da Silva
  • Ana Carla Ferreira Silva dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um projeto do Ministério da Educação que visa apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, sob a orientação de um professor tutor, com o objetivo de melhorar a qualidade acadêmica. Trata-se de um relato de experiência sobre as ações desenvolvidas pelos alunos (n=9) e professores (n=2) no PET do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe durante o período de janeiro de 2009 a junho de 2010. Foram desenvolvidos na extensão: minicursos, organização de eventos científicos, oficinas, educação em saúde na comunidade e inserção em Ligas acadêmicas. No âmbito da pesquisa, grupo de estudos, inserção dos alunos em grupos de pesquisa e elaboração com apresentação de trabalhos em eventos científicos. No ensino, atividades de monitoria e participação na reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso, além de ações culturais e de comunicação: cinema com discussão, recepção dos calouros, estudo da nova regra ortográfica da língua portuguesa, elaboração de material educativo: folders, cartazes, website, entre outros. O PET proporcionou aos bolsistas e aos alunos do curso uma gama nova e diversificada de conhecimento e contribuiu para sua melhor qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade. Conclui-se que a filosofia da educação tutorial, além de reforçar a articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, favorece a formação de valores pedagógicos, sociais, culturais, éticos e afetivos do aluno. Investe-se, portanto, em uma formação comprometida com o exercício da cidadania e vislumbra-se o perfil de um profissional diferenciado.