Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
GERENCIAMENTO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM FRENTE AO MONITORAMENO DA DOR
Relatoria:
ROSENILDA DIAS DA SILVA
Autores:
- Lidiany Galdino Felix
- Francisco Reynaldo Januário
- Alana Gonçalves Xavier
- Terezinha Costa de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Multiprofissionalidade e democracia
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Segundo a Sociedade Internacional para o Estudo da Dor, é definida como uma experiência sensitiva, subjetiva, emocional, desagradável relacionada á lesão tecidual e pele integra com sensações táteis perceptivas para dor. O papel do cuidador é ajudar o cliente a transmitir a sensação dolorosa de modo mais eficaz, sendo esse processo, ante a ética no gerenciamento de enfermagem fundamental para a assistência ao cliente com dor. O desenvolvimento das ações de enfermagem diante de dilemas éticos e capacidade de gerência na equipe de enfermagem, considerando a ética como uma reflexão baseada na consciência, competência, responsabilidade e lealdade da profissão de enfermagem. A conjuntura da profissão de enfermagem, segundo a literatura, busca aprofundar e restabelecer o gerenciamento do trabalho em equipe, a humanização do atendimento e busca da cura do cliente com dor livre de danos de imperícia, imprudência, negligência, segundo o código de ética de enfermagem. Objetivos: Identificar na literatura como tem sido abordada a ética no gerenciamento do cliente com dor, e expor a sua importância para a prática profissional e recuperação do paciente. Metodologia: Trata-se uma pesquisa descritiva, realizada por meio de revisão de literatura na base de dados SciELO, utilizando-se os descritores: avaliação da dor, assistência de enfermagem, ética, além de revistas relacionadas ao tema. Resultados: Percebemos uma abordagem positiva no modo de gerenciar o cuidado no que se refere ás ações de enfermagem, as quais requerem o planejamento da assistência, avaliação, coordenação, e execução de políticas, que tratem da dor com disciplina, para assim, proporcionar ao cliente com dor a garantia de um atendimento de qualidade. Os estudos apontam que a abordagem ética e gerencial da equipe de enfermagem garantem aos usuários meios de proteção contra erros assistenciais, um atendimento responsável de danos de imperícia, imprudência e negligência e proteção para a própria equipe de acidentes de trabalho e melhor aperfeiçoamento do trabalho em saúde. Conclusão: A partir do estudo constatamos a importância do código de deontologia da enfermagem, a ética e o gerenciamento da equipe para garantir a o usuário do serviço uma assistência digna e garantida por lei, é obrigação da equipe uma assistência livre de danos a vida, integridade física, e social do cliente com dor.