LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
CURSO DE ÉTICA NO SERVIÇO DE SAÚDE RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
BEATRIZ JOCELIA JORGE CATUNDA
Autores:
  • samira rocha magalhães
  • verônica pereira lopes
  • vládia bezerra carvalho
  • flávia regina furtado lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO:A humanização e a ética nos serviços de saúde levam a necessidade de estarmos sempre em processo de conhecimento e capacitação, para poder entender cada pessoa em sua singularidade, criando condições da qual se tenha maiores possibilidades de exercer suas funções. Segundo Ribeiro (2002), o humanismo está relacionado a uma ética baseada na condição humana e nos ideais partilhados pelos homens. Ao relacioná-la à ética tem-se uma coesão social, pois para Fortes(1998) ética é a reflexão crítica sobre o comportamento humano que interpreta, discute e problematiza os valores, os princípios e as regras morais, à procura da “boa vida” em sociedade, do bom convívio social. Surgindo dessa inquietação uma proposta de capacitação dos profissionais do Núcleo de Atendimento Médico Integrado(NAMI) e do Centro de Saúde Matos Dourado, relacionando a ética no serviço de saúde e a importância no ambiente de trabalho levando a uma educação continuada nas instituições,o que conduz,para uma atuação profissional consciente,critica e com embasamento teórico-prático,melhorando a qualidade da assistência aos nossos clientes.OBJETIVOS:Relatar a experiência vivenciada após ministrar o curso de ética no serviço de saúde.METODOLOGIA: Relato de experiência, pois possibilita a revelação das ações do individuo como agente humano e como participante da vida social.Realizou-se no período de março a abril de 2010, onde foi utilizada aulas expositivas dialogadas com uma carga horária de 40hs, para todos os profissionais do NAMI e Centro de saúde Matos Dourado.O estudo seguiu os princípios éticos e científicos que regem a pesquisa, garantindo sua legitimidade e resguardar as pessoas que fizeram parte dela. RESULTADOS:Os conteúdos do curso foram selecionados de forma a suprir a necessidades do serviço, abordados de forma clara e concisa os temas, pois abrangeu profissionais de todas as categorias.A programação iniciou com o tema Ética e Legislação, passando para ética no ambiente de trabalho, no relacionamento com a equipe (profissional x profissional) e profissional x familiares do usuário, no atendimento do usuário x confirmação de diagnóstico e finalizando com a ética na Saúde Mental.CONCLUSÃO: Após capacitação esperamos que os profissionais apliquem os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e utilizem a conscientização da humanização e ética no cotidiano do seu ambiente de trabalho com os outros profissionais e com os clientes que buscam atendimento.