Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
WENERSÂMIO ARAÚJO DE MOURA LUZ
Autores:
- THAÍS GOMES OLIVEIRA
- RENATA DE CASTRO GOMES
- ZÁLYA LIANDE CAVALCANTE DE DEUS
- PRISCILA DE SOUZA AQUINO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O ensino de administração em enfermagem requer estratégias educativas capazes de motivar e despertar o interesse nessa temática tão peculiar. Dentro dessa área surgem temas pouco divulgados e conhecidos pelos acadêmicos, o que pode gerar desmotivação e dificuldade de aprendizado. A acreditação hospitalar, método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital, serve para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos e é uma temática que deve ser abordada nessa disciplina. OBJETIVO: Realizou-se o presente estudo com o objetivo de relatar a experiência de utilização de estratégia lúdica no ensino de administração em enfermagem. METODOLOGIA: Estudo do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência dos acadêmicos de enfermagem do sétimo semestre da Universidade Federal do Piauí, durante seminário sobre Acreditação Hospitalar. Após busca exaustiva na literatura existente sobre a temática, foi elaborado um cordel como forma de facilitar o entendimento sobre o tema. A primeira estrofe visava despertar e prender a atenção do público alvo, iniciando a temática para os participantes. A segunda estrofe conceitua os termos acreditar e acreditador quanto à segurança e à confiabilidade que o seu significado transmite. A terceira estrofe aborda sobre a definição e a certificação de qualidade da acreditação hospitalar. Já a quarta e última estrofe relata o método como é realizado a avaliação e como é garantida a qualidade do hospital. Para início da apresentação, distribuiu-se um material com o conteúdo do cordel. Em seguida utilizou-se auxílio de um instrumento musical para a execução da música. Por fim, foi explanado, por meio de aula expositiva, o referido assunto para os demais discentes do mesmo período com o objetivo de informar e influenciar positivamente, assim como efetuar formação e facilitar o aprendizado por meio da educação aos pares. RESULTADOS: A experiência de uso de uma estratégia lúdica de ensino foi bem avaliada pelos discentes, o que reflete a necessidade de mudanças na abordagem dos temas de administração na graduação em enfermagem. CONCLUSÃO: Conclui-se que experiências exitosas são importantes para ampliar o conhecimento dos acadêmicos acerca do tema exposto além de estimular a reprodução dessas estratégias em outras realidades de ensino.