LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
O ENFERMEIRO COMO LÍDER E CHEFE – GERENCIANDO PESSOAS
Relatoria:
ANA LUIZA RODRIGUES RIBEIRO
Autores:
  • FLÁVIA REGINA FURTADO LIMA
  • ANA CARLA LOPES SILVA BEZERRA
  • JULIANA DA FONSÊCA BEZERRA
  • MARCELLE LIMA LEITE
Modalidade:
Pôster
Área:
Autoridade, poder e cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Líder é uma pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras, através de traços da própria personalidade. Sem prática, não existe desenvolvimento da liderança. Para um gestor ser um bom líder, não existe um modelo pronto ou estereótipo perfeito. Cada pessoa tem características e competências próprias, as quais devem estar de acordo com os objetivos da organização em que se trabalha. O líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa com um cargo, responsável por uma tarefa de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência. OBJETIVO:Analisar a produção científica acerca da contribuição do enfermeiro como líder-chefe no gerenciamento da sua equipe no período de 2005 a 2009. METODOLOGIA: Revisão bibliográfica, realizada de abril a maio de 2010. Baseia-se na análise da literatura já publicada em forma de livros, artigos científicos e publicações disponíveis em endereços eletrônicos. Os dados foram analisados com leituras sucessivas, selecionando-se aspectos significativos relacionados ao tema, e apresentados de forma descritiva. RESULTADOS: A liderança é um tema importante para os gestores devido ao papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo. O enfermeiro-chefe deve assumir também uma posição de liderança perante sua equipe, conduzindo um grupo de pessoas, tendo a habilidade de motivar e influenciá-las para que contribuam da melhor forma com os objetivos da equipe, identificando pontos que precisam ser melhorados. A atitude de um enfermeiro-chefe e líder influencia em todo o trabalho de equipe. Liderar exige paciência, criatividade, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois os membros da equipe de enfermagem possuem valores distintos. O líder deve saber delegar funções e dar sentido de importância aos membros, reconhecendo as capacidades e talentos de cada um. Deve-se utilizar o respeito com eles, oferecendo um meio de trabalho propício para que todos desenvolvam suas atividades por vontade própria. CONCLUSÃO: Compreendemos que o enfermeiro que ocupa a posição de chefe em uma instituição deve adotar características de liderança perante a sua equipe, conduzindo-a e motivando-a da melhor forma possível, tornando o trabalho em equipe e de enfermagem uma atividade que contribua para o bem-estar de todos, refletindo numa melhor assistência ao paciente.