LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
VIVÊNCIA EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ/RN
Relatoria:
TAYSSA SUELEN CORDEIRO PAULINO
Autores:
  • GLEICIANE DA SILVA FONSECA
  • FABIO CLAUDINEY DA COSTA PEREIRA
  • TAIZA ROSE DE OLIVEIRA FARIAS
  • ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
(INTRODUÇÃO)Freire (1996) já destacava a importância da educação para cidadania quando afirmava sua relevância na formação de sujeitos mais autônomos para uma sociedade democrática. Tomando por base esta concepção, relata-se a experiência de estudantes de Enfermagem em práticas educativas abordando o assunto “Educação Sexual” a partir dos temas transversais propostos pelos PCN’s. Essa atividade foi desenvolvida durante a disciplina Estágio Curricular Supervisionado II em uma turma do 8º ano de uma escola pública localizada no município de Santa Cruz/RN.(OBJETIVOS)Teve por objetivo promover atividades educativas em saúde através das reais necessidades dos discentes possibilitando a produção de conhecimentos e tecnologias que contribuíssem para a transformação do processo ensino/aprendizagem na perspectiva da educação problematizadora proposta por Freire.(METODOLOGIA)Para concretizar as ações, foi feito inicialmente uma captação da realidade na escola. Após a primeira aproximação entramos em contato com a turma durante as aulas de português, para então identificarmos o tema transversal a ser trabalhado. Diante disso, percebemos o interesse dos estudantes relacionados ao tema sexualidade, o que nos instigou a construção das atividades pedagógicas direcionadas a essa temática. Para execução das atividades contamos com o auxílio de recursos audiovisuais, cartazes, materiais contraceptivos e folhetos do Ministério da Saúde. Utilizamos também como importante dispositivo pedagógico, a formação de círculo durante os encontros, uma metodologia freiriana muito usada para promover discussões e romper com a visão do professor como único detentor de conhecimentos no espaço da sala de aula.(RESULTADOS)Durante os encontros houve trocas de experiências, entre os alunos, professores e acadêmicos de enfermagem, bem como importante entrosamento entre as escolas de ensino fundamental e a universidade. Para avaliação das ações utilizamos junto aos estudantes a construção de uma produção textual e realização de uma gincana acerca da temática.(CONCLUSÃO)Neste sentido, os Temas Transversais tem fundamental importância na prática educativa na medida em que rompem com modelos tradicionais e ampliam a responsabilidade da formação do aluno para. Diante disso, torna-se relevante a participação de estudantes da graduação da área da saúde na disseminação de informações, desenvolvendo o nosso papel enquanto disseminadores e construtores de uma sociedade mais autônoma.