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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
O PAI NO ATENDIMENTO GRUPAL A CRIANÇA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
KÁLYA YASMINE NUNES DE LIMA
Autores:
  • POLYANA KEITTE FERNANDES GURGEL
  • ANA DULCE BATISTA DOS SANTOS
  • AKEMI IWATA MONTEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Em nossa sociedade, as funções maternas e paternas já se encontram pré-estabelecidas de modo que a mãe é responsável sobre os cuidados diários com seu filho e ao pai o provimento econômico da família. Devido a isso, é notório o pouco acompanhamento do pai nas atividades diárias de seus filhos, e isso não é diferente quando falamos na presença dele no acompanhamento do processo saúde-doença dos mesmos. Quem sempre acompanha a criança nos serviços de saúde é a mãe, salvo situações de emergência em que o pai também se faz presente. O atendimento grupal a criança se mostrou como uma estratégia que tornou a consulta à criança algo mais dinâmico e estimulante para a participação não só das mães, mas também dos pais, que se fizeram presentes e participativos nas reuniões. Nessa perspectiva, tem-se por objetivo compartilhar a experiência vivida por uma professora, uma mestranda e duas graduandas de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN)no Acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD) grupal da Criança no que diz respeito à participação dos pais. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de 4 reuniões de acompanhamento CD da criança grupal realizadas na USF Cidade Nova Natal-RN que tiveram a participação de 14 mães e 6 pais que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O trabalho proposto seguirá as normas da ABNT. Foram observados os pais atentos ao desenvolvimento de seus filhos, participativos e interessados em conhecê-los mais, evidenciando a necessidade de que os mesmos têm de uma convivência mais intensa com suas crianças, de entendê-las em seu processo de crescimento e desenvolvimento. A prática do acompanhamento CD grupal da criança foi percebida como um espaço em que eles podem ajudar uns aos outros, tirando dúvidas, e principalmente se mostrando como sujeitos ativos no processo saúde-doença de seus filhos. Um depoimento obtido demonstrou que, quando eles entendem a importância do aleitamento materno para seus filhos, estes se consideram incentivadores desse processo. Diante do exposto, o acompanhamento de CD grupal da criança funciona como um instrumento para facilitar e estimular o diálogo entre pais e promover conhecimento no que diz respeito à saúde e desenvolvimento de seus filhos. Incentivando-os a um acompanhamento mais assíduo não só das atividades rotineiras de seus filhos, mas também conhecendo outras atividades desenvolvidas na unidade.