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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM
Relatoria:
DULCIAN MEDEIROS DE AZEVEDO
Autores:
  • CÉLIA ALVES ROZENDO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O processo ensino-aprendizagem contemporâneo vem passando por diversas modificações relacionadas às concepções pedagógicas de ensino, ao planejamento de conteúdos, ao processo avaliativo, às relações estabelecidas entre professor e aluno. As mudanças no processo de ensino proporcionaram deslocamentos importantes, tais como: valorização do sujeito-aluno; professor como facilitador e responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, e não mais o “detentor do saber”; estudante como um ser autônomo, capaz de desenvolver a aprendizagem mediante suas aspirações e necessidades; competências éticas, técnicas e científicas sem prejuízo ou importância maior em relação umas às outras; formação para a cidadania. Neste processo, o aluno se posiciona ao lado do professor que tem a tarefa de orientar e conduzir o processo educativo como um agente que também busca o conhecimento, por meio de metodologias ativas de aprendizagem (MAA). Objetivou-se identificar na produção científica nacional de enfermagem o enfoque dado ao uso de metodologias ativas de aprendizagem na formação do enfermeiro. Pesquisa bibliográfica realizada por meio eletrônico, em junho de 2009, utilizando-se a BDENF (Bases de Dados de Enfermagem) e os principais periódicos nacionais on-line de enfermagem, no período de 2000 a 2009. Os descritores utilizados foram “Educação Baseada em Competências”, “Aprendizagem Baseada em Problemas” e “Educação em Enfermagem”, sendo selecionados 10 artigos. Este trabalho adota as normas da ABNT. Nos anos de 2000, 2001, 2003 e 2004 não foram encontrados artigos, e os anos de 2007 e 2008 responderam pelo maior número de publicações. A distribuição por periódicos foi equânime, com a presença de 7 periódicos, e máximo de duas publicações por revista. O relato de experiência respondeu por metade dos artigos selecionados, demonstrando a preocupação dos pesquisadores enfermeiros em divulgar as experiências com o uso de MAA. Foram construídos 3 eixos temáticos: O problema como ferramenta ativa de aprendizagem; Experiências de utilização de metodologias ativas de aprendizagem; A metodologia ativa de aprendizagem na opinião de quem a vivencia. As MAA representam uma possibilidade de mudança paradigmática em meio aos novos pressupostos pedagógicos no ensino em saúde e às diretrizes curriculares para a enfermagem. Encarar a existência e aplicabilidade de novos instrumentos pedagógicos é uma necessidade urgente e precípua na formação do profissional enfermeiro.