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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
AVALIAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE CASO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
ANDERSON LINEU SIQUEIRA DOS SANTOS
Autores:
  • Tatyellen Natasha da Costa Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O estudo de caso consiste na utilização de um ou mais métodos quantitativos de recolha de informação e não segue uma linha rígida de investigação. Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. Quanto ao tipo de casos estudo, estes podem ser exploratórios, descritivos, ou explanatórios. Objetivos: Avaliar um instrumento de orientação de estudo de caso voltado à discentes de enfermagem. Medir a aceitação do instrumento pelos alunos. Analisar a operacionalidade do instrumento. Metodologia: O estudo é de natureza quantitativa com uma abordagem exploratória. A coleta de dados foi feita através de formulário com questões de múltiplas escolhas. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 3º ano de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará, local da pesquisa. A amostragem foi feita através de critério de inclusão onde foram inclusos os alunos que estavam em prática da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. Resultados: Quando questionados sobre a facilidade de compreensão do instrumento, 71,4% afirmou ser compreensível, 25,4% relatou ser de extrema compreensão, e 3,2% afirmou ser pouco compreensível. Sobre a utilidade do instrumento na elaboração de estudo, 87,3% afirmou ser útil, 12,7% informou ser extremamente útil. Sobre a utilização do instrumento em outras disciplinas, 81% relatou que utilizaria, 14,3% utilizaria extremamente, e 4,7% afirmou que utilizaria pouco. Sobre o atendimento às necessidades quanto à elaboração do estudo de caso, 54% afirmou que atende, 44,4% relatou atender extremamente, e 1,6% afirmou atender pouco. Sobre a operacionalidade do instrumento, 50,8% afirmou se operacional, 49,2% relatou ser extremamente operacional. Conclusão: Apesar da sua grande aplicabilidade, muitos ainda acreditam que a elaboração de um estudo consiste em descrever a história do paciente, os sinais e sintomas, o diagnóstico médico e o tratamento instituído. Porém, devemos ressaltar que a coleta de informações constitui apenas uma das fases da elaboração do estudo, seguida de um processo de pensamento, que corresponde à fase de arranjo e análise dos dados, uma fase de determinação de estratégias para solucionar ou amenizar os problemas identificados e uma fase de avaliação ou julgamento. Dessa forma, a elaboração do instrumento de orientação sobre estudo de caso atende o objetivo de guiar o aluno na elaboração de um estudo de caso nos padrões acadêmicos.