Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
ENCONTROS INTERDISCIPLINARES DO PET SAÚDE/UERN: IMPORTÂNCIA PARA A REFLEXÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE
Relatoria:
MARIA JAQUELINE CARLOS DA SILVA
Autores:
- Sterfferson Lamonier de Oliveira Dantas
- Graciella Madalena Lucena Jales
- Amanda Ricelly Miguel do Nascimento
- Fátima Raquel Rosado Morais
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
[Introdução] O cuidado em saúde baseado nos princípios do SUS desencadeou novas necessidades de atuação dos profissionais da saúde. Para que isto seja alcançado continuamente tem sido gestadas estratégias que buscam reorientar a formação em saúde tendo como norte a articulação entre os saberes. Dentre estas é possível citar o Pet Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) que visa favorecer um novo olhar para a prática a partir da inserção da academia nos serviços de saúde. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) este projeto busca realizar um trabalho coletivo na perspectiva de fomentar a articulação ensino/serviço. Entre as atividades desenvolvidas no ano de 2009, foram realizados seminários interdisciplinares que proporcionaram momentos de aprendizagem coletiva. [Objetivos] Assim, o objetivo deste estudo é mostrar a relevância dos seminários interdisciplinares promovidos pelo Pet Saúde/UERN para a formação dos acadêmicos da saúde. [Metodologia] Trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo, construído a partir das vivências dos acadêmicos de enfermagem participantes do projeto. Os encontros de discussão interdisciplinar aconteceram em 2009 e se constituíram em reuniões mensais, com a participação de todos os envolvidos (alunos bolsistas e não bolsistas, tutores e preceptores) dos cursos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social. [Resultados] As reuniões interdisciplinares desenvolvidas pelo Pet Saúde/UERN, apontaram para a compreensão do homem de forma integral, envolvido pelo seu contexto, que delineia as necessidades neste processo. Destarte, aprimorou os conhecimentos no meio acadêmico de cada curso vinculado ao programa, permitindo a inserção e reflexão de novos saberes, muitas vezes inexistentes ou pouco explorados em sala de aula, relevantes para a formação pessoal e profissional dos graduandos destas áreas. [Conclusão] O Pet Saúde tornou-se uma ferramenta positiva para a formação em saúde na UERN, pois promove o diálogo entre os cursos da área e destes com o cotidiano dos serviços. A interação delineia uma nova forma de ver o cotidiano e favorece uma prática mais contextualizada com as diferentes necessidades dos distintos atores sociais. Sendo assim, a continuidade desse projeto é salutar, pois a interdisciplinaridade promovida neste processo possibilita a continua interação entre os atores e a reorientação dos diferentes saberes que permeiam a organização cotidiana da saúde.