Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS NA CRECHE: RECURSO PARA ENFERMAGEM
Relatoria:
BRUNA MARTINS MEIRELES
Autores:
- ARINETE VÉRAS FONTES ESTEVES
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A função da creche na atualidade é atender a criança em todas as suas necessidades, em seu sentido mais amplo, onde deve ser considerada a promoção de higiene e saúde, alimentação sadia, proteção, liberdade de expressar seus sentimentos, construção de sua identidade e de sua cidadania, e o direito de brincar. O enfermeiro dentro deste contexto tem como objetivo principal a saúde das crianças, com foco na prevenção, assistência, controle de patologias específicas e educação para a saúde. Sendo que as atividades de educação em saúde, que constituem intervenções educativas e de cuidado, sejam realizadas juntamente com as crianças, visando favorecer o desenvolvimento infantil. O objetivo deste estudo foi identificar a contribuição da utilização do brinquedo pelo enfermeiro na promoção de atividades educativas em saúde com crianças de 2 a 6 nos de idade, institucionalizadas em uma creche filantrópica da cidade de Manaus, no período de Agosto de 2009 a Junho de 2010. Trata-se de um relato de experiência das atividades vividas e desenvolvidas por acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, no Projeto de Extensão “Assistência à Saúde da Criança na Creche” que utiliza como recursos brinquedos e brincadeiras para favorecer uma melhor participação e compreensão durante as atividades. Juntamente com a realização das atividades do projeto foram realizadas as educações em saúde com as crianças. O primeiro momento era da educação em saúde, onde as acadêmicas organizavam as crianças com auxílio da funcionária responsável pela turma, dependendo do material a ser utilizado na educação, como por exemplo: fantoches, exposição de objetos, bonecos, cartazes ilustrativos, desenhos. A educação em saúde tinha duração de 15 minutos, e englobava em seu conteúdo questões de saúde, como exemplo: banho, como escovar os dentes, lavagem das mãos, conhecimento das partes do corpo; e o restante do tempo era realizado atividades complementares de acordo com a faixa etária. Através dessa intervenção, foi possível identificar que ao utilizar o brinquedo/brincadeira como estratégia para promoção à saúde, este recurso é capaz de auxiliar nas ações educativas, estimulando as potencialidades das crianças, favorecendo uma melhor qualidade no cuidar e educar, sendo ainda facilitador para o aprendizado e entendimento na aquisição de novos conhecimentos.