LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
APLICAÇÃO DA SAE POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Relatoria:
ETELVINA SAMPAIO MELO
Autores:
  • Denise Lima Nogueira
  • Maria da Conceição Coelho Brito
  • Lara Lázara Vieira
  • Maria Cláudia Galdino Araújo Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Durante a graduação em Enfermagem se ouve falar em uma metodologia científica que respalda e otimiza o cuidado de Enfermagem. Entretanto, observa-se que, seja por motivos organizacionais ou individuais, isso é bem diferente na prática assistencial. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), conforme a Resolução n°272/2002, trata-se de uma atividade privativa do profissional enfermeiro na prestação de cuidados. Para isso, utiliza-se do processo de enfermagem, que é um método de trabalho científico do cuidar em enfermagem, que permite ao enfermeiro identificar, descrever, explicar e/ou predizer como os pacientes respondem aos problemas de saúde ou aos processos vitais, permitindo determinar que aspectos dessas respostas exigem uma intervenção profissional de enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem na aplicação da SAE em um hospital de ensino. METODOLOGIA: Relato de experiência, decorrente de vivência em estágio extracurricular durante os meses dezembro de 2009 a fevereiro de 2010 no Serviço de Clínica Médica e Traumatológica de um Hospital de Ensino da Zona Norte do Ceará; conforme as normas da ABNT. RESULTADOS: O estágio extracurricular de Enfermagem Clínica, realizado em um Hospital de Ensino durante um período de três meses, permitiu vivenciar a aplicação do instrumento de trabalho da enfermagem no cuidado diário ao paciente hospitalizado. Com isso, percebeu-se que o cuidado individualizado, prestado através do processo de enfermagem, contribuiu bastante para a construção de um vínculo entre o profissional de enfermagem/estudante de graduação e o paciente/família mediante o diálogo entre cuidador e ser cuidado, favorecendo, assim, a construção do plano de cuidados que fosse o reflexo das necessidades observadas. Notou-se também que a SAE é importante para o reconhecimento da autonomia do profissional enfermeiro dentro de uma equipe multidisciplinar, em virtude do intercâmbio de informações entre seus membros, de forma a atingir o melhor no que refere ao cuidado. Cabe destacar ainda que sua implementação é fundamental para uma assistência de enfermagem mais efetiva e resolutiva. CONCLUSÃO: Ao compreender a relevância que a SAE tem para o enfermeiro e paciente/família, torna-se imprescindível que, desde a graduação, os estudantes de enfermagem tomem conhecimento desse método, fazendo o uso deste na prestação de seus cuidados, já que só através da SAE a prática de Enfermagem se firma como ciência.