Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
RECORTES ACERCA DA PRÁTICA VIVENCIAL DO CUIDADO DE UMA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JULIANA SARAIVA DOS SANTOS
Autores:
- ETENIGER MARCELA FERNANDES DE OLIVEIRA
- ANA TÂNIA LOPES SAMPAIO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: trata-se de um relato de experiência que procura analisar a prática curricular sob a ótica de uma acadêmica do sétimo Eixo de um curso de Graduação em Enfermagem, Natal/RN. Para isso, utilizamos como eixo norteador os Princípios do SUS e o exercício da Humanescência, além dos quatro pilares da educação, segundo Delors (2003): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. OBJETIVO: relatar a análise da prática curricular de um Curso de Enfermagem o qual trabalha com uma metodologia baseada na ludicidade e transdiciplinaridade, com foco no ser humano, de maneira holística e humanescente. METODOLOGIA: trabalho analítico, esboçado acerca de experiências vividas por uma educanda de um Curso de Enfermagem, Natal/RN, acerca das Práticas Vivenciais do Cuidado (PVC). Os resultados foram respaldados no levantamento da literatura disponível em livros e bases de dados on-line. RESULTADOS: logo de início nos deparamos com um grande desafio: aprender a conhecer, ou seja, desvelar e utilizar os instrumentos do conhecimento. Dessa forma, ao iniciarmos o semestre, mais especificamente no Terceiro Eixo, pude vivenciar o empenho dos educadores (aprender a conviver com os outros) no preparo e formação do educando, respaldados pelas concepções de Paulo Freire, com o despertar de uma consciência planetária, até então velada no meu ser. Ainda não fazia relação entre uma coisa e outra, ou seja entre a teoria e a prática. A medida que esta se desenvolvia, sentimentos a incorporação dos conhecimentos e, automaticamente, eles eram traduzidos através da expressão atitudinal e verbal (aprender a fazer), desmistificando tabus e medos que antecedem essa fase. CONCLUSÃO: Diante dessa experiência foi possível a superação natural de sentimentos como medo, preocupação, ansiedade e aflição, os quais tendem a atrapalhar na formação profissional (aprender a ser). Dessa forma, é imperativo a necessidade de atuação do educando em ambientes que propiciem a corporalização dos quatro saberes. As PVC exercem papel fundamental no contexto construtivo educacional acadêmico na área de Enfermagem, principalmente no tocante as percepções, sensibilidades desenvolvidas, desafios e conquistas obtidas na oportunidade da vivência, conciliando assim, a teoria e a prática.