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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOTORES DE SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO COMBATE AO CÂNCER DE MAMA
Relatoria:
ANA GABRIELLA MEDEIROS DE ARAÚJO LIMA
Autores:
  • RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
  • Marcela Fernandes de Araújo Batista de Morais
  • ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA
  • THAISE SOARES DANTAS DE ARAUJO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A disciplina Estágio Integrado IV: Atenção Básica e Saúde da Família do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolve nos alunos habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento de atividades de vigilância em saúde e práticas de atenção básica, envolvendo a prevenção e controle de riscos e agravos à saúde da mulher. Objetivo: Expor em forma de relato as experiências vivenciadas durante o Estágio Integrado IV: Atenção Básica e Saúde da Família no âmbito da assistência a saúde da mulher, tendo como foco a prevenção ao câncer de mama. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas durante o estágio no período de 27 de outubro á 05 de novembro de 2009, referentes às ações desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem na prevenção ao câncer de mama, no contexto da disciplina referida acima, enfatizando a importância da atuação do enfermeiro no controle desse agravo. Resultados: A partir da vivência do estágio nas Unidades Básicas de Saúde do Bairro do Maracujá e DNER no município de Santa Cruz-RN, os acadêmicos tiveram a oportunidade de realizar o exame das mamas, durante as consultas de enfermagem a mulher, além de poder enfatizar à importância deste procedimento as pacientes como um método eficaz de detecção precoce de neoplasias mamárias, bem como nas orientações acerca da educação em saúde no que diz respeito á hábitos saudáveis e prevenção em relação ao câncer de mama. Conclusão: Portanto, o estágio em Atenção Básica possibilitou aos acadêmicos uma maior interação e percepção da realidade no que se refere à assistência de enfermagem prestada à mulher na esfera da significância do exame e auto-exame da mamas. Além de proporcionar uma maior interatividade no processo ensino-aprendizagem, ao passo de percebermos o papel do enfermeiro na condução da promoção, prevenção, recuperação e detecção precoce do câncer de mama durante o trabalho educativo em saúde.