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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
USO DA AUDITORIA INTERNA PARA OTIMIZAR OS CUSTOS NO PROCESSAMENTO DA ROUPA HOSPITALAR
Relatoria:
KELLY BARROS MARQUES
Autores:
  • Simone de Sousa Paiva
  • Ana Paula Rodrigues Cavalcante Lima
  • Marília Lima de Holanda
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Aliada no controle de gastos e melhoria da qualidade do serviço nas instituições, a auditoria interna avalia sistematicamente e formalmente uma atividade, com vistas a verificar o seguimento de normas padrão e cronograma proposto e o alcance de objetivos e metas com eficácia e eficiência. Auditoria em saúde e pesquisa estão relacionados por estimular o indivíduo a pesquisar, implementar o que já existe ou descobrir uma maneira de melhorar o cotidiano. Com auxílio do pensamento crítico é possível aplicar a auditoria e levantar discussões sobre temas em saúde. Desse modo, podemos obter achados relevantes sobre aos avanços da modernidade, formular teorias que podem potencializar ou questionar a evolução científica. OBJETIVO: Descrever a utilização da auditoria interna na avaliação do uso e custos de produtos químicos de limpeza em uma lavanderia hospitalar nos anos de 2006 e 2007. METODOLOGIA: trata-se de pesquisa de cunho quantitativo, do tipo exploratório descritivo. Realizada em uma instituição filantrópica em que o serviço de lavanderia hospitalar ainda não dispunha de controles internos para o processo de lavar roupas hospitalares e a auditoria interna foi sugerida por tratar-se de uma tecnologia que verifica a necessidade de normatização e aprimora os controles e procedimentos, visando redução de custos.Os dados foram obtidos através dos relatórios e controles de produtividade dos anos de 2006 e 2007 e analisados descritivamente em números absolutos e relativos, dispostos em tabelas e figuras. Obedeceu-se às normas de vancouver.RESULTADOS: Entre os anos de 2006 e 2007, houve um aumento de 61% na utilização de acidulante, produto utilizado na neutralização da acidez do cloro residual, com conseqüente aumento do custo do mesmo produto. Entretanto, houve uma redução no custo de outros produtos, com uma redução do custo total no setor de 19% entre os anos estudados.CONCLUSÃO: O estudo contribuiu para verificar melhoria dos custos totais com a implantação de auditoria interna na lavanderia do hospital. Dessa forma, pode-se investir melhor no próprio setor estudado. Utilizando as ferramentas de controle e avaliação da auditoria foi possível identificar o potencial econômico do setor, explorando a redução do custo operacional, sem, no entanto prejudicar a qualidade do serviço prestado.