LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELEVÂNCIA NO PROCESSO ENSINO–APRENDIZAGEM
Relatoria:
ERICA OLIVEIRA MATIAS
Autores:
  • Ligia Scopacasa Fernandes
  • Francisca Elisângela Teixeira Lima
  • Patrícia Neyva da Costa Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação. É um instrumento para a melhoria do ensino, mediante o estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática. O objetivo foi analisar a relevância das atividades de monitoria no processo ensino-aprendizagem na disciplina de Educação em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, realizado no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Participaram das atividades duas monitoras e 40 alunos matriculados na referida disciplina. A coleta de dados ocorreu no ano de 2009, com desenvolvimento de atividades tais como: círculo de cultura (Modelo Pedagógico de Paulo Freire), contribuindo para a construção de conhecimento e reflexão dos alunos; estudo dirigido, possibilitando a consolidação dos conhecimentos por meio de uma combinação da explicação do professor e monitor com exercícios que levassem os alunos a pensarem e resolverem de forma critica e criativa os problemas propostos e surgidos; e dinâmica de grupo, estimulando a participação individual e coletiva de modo homogêneo. A análise ocorreu de forma processual conforme a semelhança dos depoimentos. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética sob parecer nº 219/09. O presente trabalho obedece às normas da ABNT. Como resultados foram constatados que as atividades de monitoria auxiliaram no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que as atividades desenvolvidas permitiram oportunidades aos acadêmicos para sanar dúvidas, melhorando seus desempenhos; estimularam o raciocino crítico do aluno; favoreceram a relação entre docentes e discentes; e incentivaram os alunos monitores à prática da iniciação à docência. Portanto, as atividades de monitoria contribuíram eficazmente na melhoria do processo ensino-aprendizagem e também para a capacitação e melhor formação acadêmica, visto que é uma atividade indispensável, devido às necessidades de aprofundamento teórico dos conteúdos ministrados na disciplina, além de ser um momento de troca de informações, em que tanto monitor quanto alunos aprendem.