Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA ACADÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA PARA ENFERMAGEM
Relatoria:
IONARA HOLANDA DE MOURA
Autores:
- ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
- PAULO MICHEL PINHEIRO FERREIRA
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria se caracteriza como uma modalidade de ensino-apredizagem destinada a despertar o interesse pela docência, além de contribuir para a aprimoração de habilidades didáticas e fornecer um ganho intelectual ao aluno-monitor. Além disso, é fundamental destacar e considerar a importância do estudo da Histologia e Embriologia como um fundamento científico crucial para a futura ocupação profissional. OBJETIVO: O estudo objetivou relatar as experiências adquiridas durante a realização de atividades ligadas ao ensino através do Programa de Monitoria. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo com enfoque no relato de experiência, realizado no período de março a junho de 2010, a partir da vivência da monitoria de Histologia e Embriologia elaborada para alunos ingressantes no curso Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. RESULTADOS: A participação no Programa de Monitoria proporcionou à acadêmica maior segurança e eficácia neste tipo de atividade complementar, uma vez que sanar as dúvidas dos outros estudantes exige, para o aluno-monitor, um conhecimento amplo sobre o assunto abordado e uma capacidade aguçada em saber prender a atenção daqueles monitorados. Além do mais, os ensinamentos repassados pelo professor orientador e aos alunos monitorados agregam-se ao conteúdo intelectual e pessoal do monitor, o que vem a revelar novos horizontes acadêmicos. Sendo assim, inúmeras funções podem ser desenvolvidas, dentre elas inserem-se: auxiliar na elaboração de atividades em grupo e/ou individual; organizar atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, como seminários, debates, exercícios e avaliações; orientar/atender aos alunos em suas dificuldades; realizar leitura complementar sobre a área temática da disciplina e contribuir na elaboração de materiais didáticos, como slides, vídeos e questionários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A execução das atividades de monitoria permitiu uma evolução nos aspectos de timidez e inibição, além de ter despertado o interesse pela docência e fortalecido o conhecimento histológico e embriológico. Nessa perspectiva, tal atividade foi uma experiência válida e exacerbadamente proveitosa, tanto a nível pessoal quanto a nível profissional.