LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EM SAÚDE EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE AMANHECE - MG: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CAMILA MEDEIROS CRUVINEL CUNHA
Autores:
  • Hetielle Amanda Silva Veiga
  • Lucas de Paiva Dias
  • Túlio Luiz Marra Négri
  • Maria Elizabeth Roza Pereira
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Nos diversos ambientes onde executa sua função, o enfermeiro também desenvolve práticas educativas, deliberadas como importante método de promoção à saúde. Este é um processo de ensino-aprendizagem que objetiva promover a saúde e visa despertar mudanças de comportamento individual e transformação de sujeitos possuidores de carência cognitiva e cultural. Será relatada neste trabalho uma experiência advinda do projeto de extensão intitulado: “Programas de Ações Integrais e Integradas de Saúde e Ambiente para Crianças e Adultos de Comunidades Urbanas e Rurais dos Municípios de Uberlândia e Araguari/MG”, que resultou da interação entre o Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia e a escola CEM Realino Elias Carrijo, no município de Amanhece. OBJETIVO: Integrar esforços para promover a saúde das crianças assistidas através de práticas educativas em saúde e buscar melhor qualidade de vida à população. METODOLOGIA: Desenvolvimento de atividades teórico-práticas de educação em saúde às quartas-feiras no período matutino, nos meses de Agosto a Dezembro de 2009, com crianças de 4ª e 5ª séries num total de 6 salas. O grupo composto por 2 docentes e 11 acadêmicos foi responsável por ministrar conteúdos relacionados à higiene corporal, crescimento e desenvolvimento, doenças infecto-contagiosas e sexualidade, através de exposição oral, cartazes, teatro e material educativo. Tais temas foram escolhidos pelos alunos, docentes e pela diretora da escola. RESULTADOS: Trabalhar educação em saúde na escola trouxe-nos outra perspectiva mediante as práticas educativas que vínhamos desempenhando nos Programa Saúde da Família. Essa exigiu mais dedicação e cautela por estarmos inseridos no ambiente escolar, o qual é responsável por propiciar a aquisição de saberes elaborados que instrumentam os indivíduos para ação no meio social ao qual pertencem. Através dos métodos utilizados conseguimos entreter os alunos de diferentes maneiras, embora possa-se destacar o encontro de dificuldades em uma sala de alunos repetentes. CONCLUSÃO: A educação em saúde é uma nova abordagem que objetiva atitudes simples de levar informação e mostra que cada indivíduo possui o controle das condições de sua saúde na busca de melhor qualidade de vida. Nesse espaço conseguimos visualizar o início do exercício da cidadania e aprendizagem da relação entre conhecimento científico e o cotidiano, o que possibilita novas reflexões, interpretações e ações sobre a realidade.