Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ANTONIO TIAGO DA SILVA SOUZA
Autores:
- Adna Maria Castro
- Anderson da Silva Sousa
- Joycianne Ramos Vasconcelos de Aguiar
- Kadja Karla de Sousa Magalhães
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O aluno-monitor ou simplesmente monitor é o estudante que, interessado em desenvolver-se, aproxima-se de uma disciplina ou área de conhecimento e junto a ela realiza pequenas tarefas ou trabalhos que contribuem para o ensino dessa disciplina. OBJETIVOS: Discorrer sobre a atividade de monitoria realizada na disciplina Psicologia Aplicada à Enfermagem no ano letivo de 2009 e descrever sobre sua importância como instrumento de ensino-aprendizado. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria acadêmica que foi vivenciada pelo relator e demais monitores no período de março a dezembro de 2009. A disciplina inserida, na época, no 2º período da grade curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade NOVAFAPI tinha como propósito fornecer orientações gerais para o alunado atender satisfatoriamente e holisticamente os clientes com necessidades emocionais decorrentes de doenças físicas e/ou psíquicas. RESULTADOS: Através da monitoria, foi possível interagir com a docente da disciplina, com os alunos, com os usuários, familiares e servidores do Hospital Areolino de Abreu, contribuindo não só para o conhecimento científico dos acadêmicos de Enfermagem, mas também para o crescimento pessoal do alunado enquanto acadêmicos e futuros profissionais da área de saúde. CONCLUSÃO: A monitoria é uma experiência bastante enriquecedora, visto que concilia o aprendizado e o ensinamento, pois ao mesmo tempo em que aumenta a vivência clínica, consegue-se passar conhecimentos aos alunos, que são recém-chegados ao contato com o paciente e com a prática clínica, incentivando a carreira docente, de forma crítica e construtiva. Assim a monitoria possibilitou tanto a ampliação de conhecimentos na área ofertada, interação com a docência e no caso específico da área da psicologia aprofundamento da prática na assistência ao portador de doença mental.