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Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EMERGÊNCIA PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UM MUNICÍPIO POTIGUAR
Relatoria:
MARCOS ANTONIO FERREIRA JÚNIOR
Autores:
  • FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O atendimento prestado pelos profissionais de Enfermagem no Suporte Básico e Avançado de Vida requer conhecimentos científicos e habilidades técnicas específicas. Na maioria das vezes, esses profissionais que trabalham nos setores de atendimento de urgência e emergência são despreparados para atuar de forma correta e com segurança. Frente a esse impasse, o COREN/RN realizou um projeto de aprimoramento técnico sobre essa temática nos municípios com maior demanda deste tipo de atendimento. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada e caracterizar as principais necessidades desta clientela. Metodologia: O curso foi realizado no município de Nova Cruz/RN, com carga horária de vinte horas, para vinte e cinco profissionais de enfermagem. Foi composto de atividades teóricas e práticas referentes ao atendimento no suporte básico e avançado de vida, com estações de simulação prática. Os dados foram coletados por meio de pré e pós-testes, além de avaliação escrita e prática das ações discutidas para avaliação da aprendizagem. Os dados coletados foram analisados mediante análise de conteúdo e representados por estatística simples. Resultados: No pré-teste a maioria dos profissionais (65%) afirmou desconhecer os procedimentos padronizados pelas Diretrizes Internacionais para o atendimento do Suporte Básico e Avançado de Vida no atendimento à reanimação cardio-respiratória-cerebral. Apenas 25% dos participantes referiu apresentar segurança quando do atendimento. A maior parte (75%) referenciou o profissional médico como norteador dos cuidados a serem prestados pela enfermagem nas situações de atendimento de urgência, por julgar apresentar maior conhecimento e garantir maior segurança. O instrumento de pós-teste e as avaliações escrita e prática evidenciaram o impacto positivo no conhecimento teórico referente aos princípios científicos, bem como maior autonomia na tomada de decisões quando da simulação de situações práticas. Todos os profissionais enfatizaram a relevância do curso recebido e sua importância nas futuras práticas. Conclusão: Cursos de aprimoramento técnico que envolvem simulações práticas demonstram um maior aproveitamento da aprendizagem. A equipe de enfermagem normalmente demonstra uma necessidade de aprofundamento teórico e prático para atuar nas situações de urgência e emergência de forma a subsidiar sua autonomia profissional neste tipo se serviço de prestação de cuidados à saúde.