Anais - 13º CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO DA ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM TÉCNICOS DE ENFERMAGEM
Relatoria:
MABEL MARIA MARQUES PEREIRA
Autores:
- Vanessa Thaís de Medeiros Queiroz
- Lorena Mara Nóbrega de Azevedo
- Luanna Daniella Oliveira
- Raimunda Medeiros Germano
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A enfermagem está ligada a diversos ramos do conhecimento, dentre eles a administração, a qual contribui com uma parcela que se concretiza, principalmente, na administração do pessoal de enfermagem. Contudo, com a evolução tecnocientífica, percebeu-se a inserção do profisssional de enfermagem no campo da administração de recursos materiais, visando não tornar-se um ser burocrata, mas buscar atender ao seu produto final - o paciente - com um atendimento de qualidade. Sendo assim, é fundamental que o técnico de enfermagem tenha uma atenção voltada para determinados princípios da administração a fim de realizar suas atividades com qualidade. OBJETIVO: Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do ensino da disciplina de administração em enfermagem na formação profissional em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do ensino no curso técnico de enfermagem do trabalho, em uma escola privada no município de Natal/RN. A sequência de atividades na disciplina foi disposta como se segue: apresentação do filme “Tempos Modernos”; teorias administrativas em saúde; exposição dialogada sobre o que é enfermagem; organização dos serviços de enfermagem; meios de comunicação na enfermagem; qualidade nos serviços de enfermagem e trabalho em grupo e liderança em enfermagem. As atividades avaliativas realizadas foram: questionário do filme, lista de exercícios com questões de concursos sobre lei do exercício profissional e código de ética na enfermagem e prova com 10 questões discursivas. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que a disciplina contribuiu para a futura atuação dos técnicos de enfermagem nos serviços, fundamentando sua compreensão sobre o processo de trabalho em saúde e enfermagem, legislação e ética na enfermagem. O ponto alto da disciplina foram as contribuições dos alunos nas discussões sobre a evolução do modo de fazer saúde e gerenciar dos sujeitos, ressaltando-se os diferentes modos de administrar no mundo contemporâneo e na enfermagem. CONCLUSÃO:Espera-se que essa experiência possa contribuir para a formação profissional em enfermagem do trabalho no ensino da disciplina de administração em enfermagem, buscando uma maior compreensão sobre o papel do técnico de enfermagem no contexto de uma equipe de saúde. Ao conhecer essas dimensões da administração em enfermagem, a prática profissional da enfermagem é exercida com qualidade e otimização de recursos.