LogoCofen
Anais - 13º CBCENF

Resumo

Título:
PROCESSO EDUCATIVO, DA SALA DE AULA À EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
ARIANA APARECIDA SOARES LEONEL
Autores:
  • Ana Paula Ferreira
  • Natalia Pereira Inêz
  • Frank José Silveira Miranda
Modalidade:
Pôster
Área:
Ensino e pesquisa
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo descrever as experiências ocorridas na forma de ensino entre um grupo de calouros de enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e os alunos veteranos da mesma instituição, desenvolvido através de um projeto de tutoria. O processo de tutoria visa integração entre calouros e veteranos, bem como a formação pedagógica de ambas as parte. A disciplina apresentada como item da experiência foi, construída através da disciplina, Projeto Integrado de Práticas Educativas 1 (PIPE 1), que traz a discussão de temas relacionado ao contexto do processo de saúde-doença, sendo a disciplina ministrada por veteranos, incluindo a participação destes alunos na discussão do cronograma das atividades práticas e teóricas e também do processo de avaliação contribuindo assim para uma formação com abordagem holística e baseada nos pilares da educação do saber ser, saber conviver, saber fazer e saber aprender. Ao discutir os assuntos proposto pretendeu-se desenvolver a independência e autonomia dos alunos no seu processo de ensino, se tornando sujeitos de sua própria formação. A tutoria produz a interface dos alunos do primeiro período com outros alunos de períodos avançados, traduzindo-se na aproximação da vida acadêmica. Estas experiências têm como finalidade, capacitar todos os sujeitos envolvidos e também preparar os futuros profissionais para a docência sendo este item vivenciado intensamente pelos veteranos, por se tratar de um primeiro contato frente a uma sala, esta atividade instiga os alunos a enfrentar desafios de forma autônoma, assim como a busca de resolução de conflitos, sendo fundamental um exercício técnico e bioético, estas ações sendo vivencias produzem experiências tanto para os tutores (veteranos), como para os alunos (calouros).